sexta-feira, agosto 04, 2006

Fidel e Mao

Há pouco ouvia nas notícias as últimas sobre o estado de saúde de Fidel Castro. As últimas, é como quem diz, porque parece que ninguém sabe ao certo qual o seu actual estado de saúde. A irmã (que está exilada em Miami) afirma que as informações que tem são as fornecidas pelo regime. Ora, é esta palavrinha "regime" que me dá comichão. Até podemos conjecturar que o homem está morto...
Esta situação e a dita palavrinha lembram-me um outro regime - o regime maoísta. Já sabia alguma coisa sobre este regime mas foi ao ler "Cisnes Selvagens" que fiquei verdadeiramente horrorizada. Como é possível que apenas um homem tenha submetido milhões de chineses que estavam solenemente convencidos que a sua palavra era lei?...
Aqui fica um extracto para aguçar a curiosidade de quem ainda não conhece o livro.
" A partir de Junho de 1966, o Diário do Povo fez chover sobre o país uma série de editoriais, cada um mais estridente do que o anterior, apelando ao «estabelecimento da autoridade absoluta do Presidente Mao» e ao «afastamento de todos os diabos-bois e demónios-cobras» (inimigos da classe), e exortando o povo a seguir Mao e a juntar-se ao gigantesco empreendimento nunca antes tentado que era uma Revolução Cultural.
Na minha escola, o ensino parou completamente a partir do início de Junho, embora continuássemos a ir lá. Os altifalantes difundiam aos gritos os editoriais do Diário do Povo, e a primeira página do jornal, que tínhamos de estudar todos os dias, era muitas vezes inteiramente ocupada por uma grande fotografia de Mao. Havia uma coluna diária com citações do Grande Líder. Ainda recordo os slogans em grandes letras negras que, depois de terem sido lidos vezes sem conta nas aulas, ficaram para sempre gravados nos mais profundos recessos do meu espírito: «O Presidente Mao é o Sol vermelho dos nossos corações!» «Os pensamentos de Mao Zedong são o nosso cabo salva-vidas!» «Esmagaremos quem se opuser ao Presidente Mao!» «Pessoas de todo o mundo amam o nosso Grande Líder o Presidente Mao!» "
in Cisnes Selvagens, Jung Chang
Fiquem bem.
Love and light!

3 Comments:

Blogger A Professorinha said...

Os grandes regimes são implantados em tempos de crise. O povo, cansado de miséria e pobreza, acredita no 'salvador' da pátria e elege-o para seu líder. A partir daí é um salto até que esse salvador se torne no tirano. Hás-de reparar que, na sua maioria, os ditadores são eleitos pelo povo, legitimamente, pelo menos ao início.

Daqui vem o meu medo com o nosso governo actual. O zé povinho anda todo contente pois até ao momento apenas batem naqueles que eles sempre invejaram: os funcionários público - sinónimo de emprego para toda a vida e regalias. Ou seja, o governo está a ganhar terreno para poder implantar uma ditadura. Pelo menos é assim que eles agem e ninguém ainda se apercebeu.

Mas isto na minha modesta opinião, claro.

Esse livro já esteve na minha mão para ser comprado. Depois a carteira berrou a dizer que era caro. Mas quando houver oportunidade comprá-lo-ei.

Beijos (vou de mini-férias)

8:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ainda não li mas vou por na lista de espera!
Para mim todos os "regimes" que directa ou indirectamente tirem a liberdade de escolha são horríveis!
É a professorinhat tem razão. Os grandes ditadores surgem em momentos de descrédito e distracção e, geralmente, eleitos pelo povo. Cuidado, devemos estar muito atentos.
É tão comunicar contigo aqui (pessoalmente claro que é melhor mas aqui é mais intimista, por estranho que pareça!).
Acreditas que fui meia hora Á feira medieval em hora morta? Estou farta daquilo que descrevi!
Beijinho grande
Lu

9:39 da tarde  
Blogger saltapocinhas said...

agora estou com pressa (tenho de ir tratar do almoço) por isso li apenas este post. Mas hei-de voltar para lero resto pois quando descubro um blog gosto de o ler todo, se possível!
A ti é que eu digo "continua" pois o teu blog é muito novinho mas muito interessante! O meu já tem 2 anos e meio!
Adorei este post porque, tal como tu, adorei os cisnes selvagens, acho que toda a gente que se considera "de esquerda" o devia ler!

12:39 da tarde  

Deixe um comentário

<< Home