sexta-feira, setembro 01, 2006

Ainda havia sol

Hoje comecei a dar uma volta às minhas papeladas porque como estamos no primeiro dia de Setembro, convém começar a organizar o escritório. Comecei a folhear um daqueles cadernos de registos do professor (quem é prof sabe exactamente do que estou a falar) antigo e encontrei um trecho de um livro que eu adoro, escrevinhado numa das páginas do caderno. É que eu sou como os putos: adoro escrever coisas que leio, que ouço ou que invento nesses ditos caderninhos e guardo-os ano após ano. De quando em quando, pego neles para recordar as carinhas dos meus alunos ou então para descobrir pequenos textos dos quais já não me lembrava. Aqui ficam as palavras.
"Partiste ontem -só. Ou há uma eternidade -já?
Mas a tua presença permanece em mim. Obsessiva. Acutilantemente dolorosa.
Decorre da tua ausência. Da viagem pela lembrança. Da memória das coisas compartilhadas. Do eco das palavras, que de ti em mim retive. Da falta das que te disse e levaste.
Permaneces no que deixaste. Ficaste, porque partiste.
A tua dimensão manter-se-á exacta, na medida justa em que não voltares."
in Ainda Havia Sol, Guilherme de Melo
Infelizmente, não tenho nenhum livro do Guilherme de Melo porque nunca os encontrei à venda. Uma amiga emprestou-me umas edições antigas publicadas pelo Círculo de Leitores, se não estou enganada. Se alguém os encontrar, por acaso, à venda, agradecia que me informasse.
Fiquem bem!
Love and light!

7 Comments:

Blogger A Professorinha said...

Gostei do texto e fui logo procurar coisas sobre o autor. Parece difícil de encontrar esse livro, mas vou andar de olhos abertos (não que ande de olhos fechados :-)).

Obrigada pelas palavras de apoio no meu blog. A principal razão pelo meu estado de choque é que vim da Madeira onde estive dois anos no que, comparado com isto que aqui encontrei, é um paraíso. Na minha escola anterior decidiu-se que nenhum professor teria mais de 6 turmas pois o trabalho é muito... Depois chego aqui e dão-me 7 turmas e como cereja emcima do bolo uma direcção de Turma. A minha vontade foi perguntar-lhes se achavam que aquilo fosse trabalho para dar a alguém... Sinceramente, depois do que eu vi duvido que alguém naquela escola tenha assim tanta turma atribuída... aliás, deu-me a impressão, pelo que eu vi riscado na folha do serviço que me foi atribuído, que parte daquele serviço foi ali posto depois de se aperceberem que a professora que tinha aquele serviço (fui para o lugar dela pois ela foi destacada) tinha sido destacada.

Desculpa o testamento.

Beijos.

10:07 da tarde  
Blogger Prof said...

Pedro Sousa, por favor trata-me por tu!

11:17 da tarde  
Blogger Prof said...

Professorinha, o Guilherme de Melo é moçambicano, jornalista e já com alguma idade. Dele conheço três livros: Ainda Havia Sol, A sombra dos dias e um outro de contos mas não me lembro do nome. Pode ser que estas informações ajudem...
Um beijo!

11:24 da tarde  
Blogger Prof said...

Professorinha, acabei de pesquisar no google e parece que a Editorial Notícias tem os livros do Guilherme de Melo. Até fiquei a conhecer outros títulos. Beijos!

11:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Querida Jade!
Adorei o que li. Por favor, diz-me onde conseguiste encontrar os livros desse autor!
Beijinho, Lu

1:38 da manhã  
Blogger vinte e dois said...

Não conheço esse autor, mas não me admira que a Editorial Notícias o tenha. Agora nem tanto, mas antigamente passava horas nas lojas dessa editora pq tem muitos livros que
não se encontram em mais nenhuma outra . :)

12:41 da manhã  
Blogger taizinha said...

Crónicas de bons costumes - 2004 (ISBN: 9724615480); Gayvota - 2002(ISBN: 9724613577); Os leões não dormem esta noite - 2002 (ISBN: 9724613429); A porta ao lado - 2001 (ISBN: 9724612708); As vidas de Elisa Antunes - 1997 (ISBN: 9724608603); Como um rio sem pontas - 1992 (ISBN: 9724605671); Ainda havia sol - 1984 (ISBN: 9724605213).
Já experimentou a www.webboom.pt
ou www.mediabooks.pt - vão os sites da Porto editora e Texto editora por causa das tosses... ;)
Gostei muito do blog. Parabéns. vou voltar.

11:49 da tarde  

Deixe um comentário

<< Home