domingo, agosto 13, 2006

Os assassinos cresceram

O título deste post é plagiado da revista "Sábado" da semana passada e refere-se às duas crianças inglesas que em 1993 mataram James Bulger, um bébé de dois anos. Lembram-se? Na altura, foram julgados como adultos e condenados a uma pena de 15 anos. Cumpriram 8 anos e foram libertados por bom comportamento. Na revista "Sábado" pode ler-se «Segundo os técnicos, a evolução dos rapazes foi notável. Tornaram-se modelos para os detidos mais jovens. Aos 24 anos, são aparentemente adultos normais, mas carregam o sentimento de culpa. Os psiquiatras que os acompanharam acreditam que a vergonha e o remorso destes jovens adultos os tornam pouco perigosos para a sociedade.» Este caso chocou-me tremendamente na altura e volvida mais de uma década continua a chocar-me. Estou convencida que rapazes de 10 anos sabem que se baterem com uma barra de ferro de 10 kilos num bébé o vão ferir profundamente. Não sei se eles se reabilitaram ou não. Cumpriram sensivelmente metade da pena e, neste momento, têm uma nova vida, uma nova identidade, num local qualquer do globo. Mas não é isso que está em causa. O problema é que este artigo fez-me lembrar o grupo de adolescentes portugueses que atacou repetidamente um transsexual de nome Gisberta (atenção, adolescentes e não crianças) o que resultou na sua morte. Ora, quer-me parecer que também aqui eles sabiam muito bem o que estavam a fazer. A diferença é que no caso das crianças inglesas, estas foram condenadas a uma efectiva pena de prisão e no caso dos adolescentes portugueses, serão internados numa casa de correcção durante uns meses (não sei ao certo quantos meses). Acho que falta coragem à justiça portuguesa, mas quem sou eu?
Por agora, fico por aqui. Hoje estou com pouco tempo. Até amanhã!
Love and light!

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois é, Jade! Estes casos também me deixam sempre pensativa. Acho que não tenho os conhecimentos sufucientes de psicologia para julgar. No entanto, pensando na minha infância e adolescência penso que a partir de tenra idade já tinhamos noção daquilo que se podia ou devia fazer, daquilo que magoava ou não os outros! Não sei!
Beijinjo Lu

10:57 da tarde  
Blogger A Professorinha said...

Quando esses miúdos foram libertados houve uem dissesse que, com a atribuição de novas identidades, novas vidas, casas, escolas, etc... eles estariam a ser recompensados pelo crime que cometeram. Eu acredito que talvez eles não tenham tido plena nção do que fizeram, mas aí acho que os pais também deveriam ser respnsabilizados pois decerto não os acompanharam em casa com a devida atenção ensinando-lhes o que é errado e certo... mas isto é apenas uma teoria minha. Acho que o cumprimento de 8 anos foi pouco.

Aqui em Portugal o caso do ataque ao transsexual também me chocou. Infelizmente esses jovens não irão ser castigados como merecem, estamos num país que não castiga os seus criminosos com mão pesada.

11:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Jade!
Tem cuidado com os vírus, não abras mails de tipos estrangeiros que passam a vida a escrever quando se cria um blog. Olha, vai ser quase impossível eu ir aí, como combinado. Mas posso-te mandar. Manda a tua morada via telemóvel ou email, escolhe os que mais gostas no blog e eu mando-te! Percebeste? É que a minha mãe não tem passado muito bem.
Beijinhos, diz alguma coisa. Lu

6:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Dizem que algo vai mal na nossa justiça. Eu digo que algo vai mal (muito mal) nos homens que elaboram e trabalham com a "Justiça". Para onde caminhamos?

7:15 da tarde  
Blogger Estrela do mar said...

...eu nem sei o que dizer...só sei que há sempre desculpa para tudo:(...enfim...


Bjosssss

2:41 da manhã  
Blogger Yashmeen said...

Concordo contigo. A justiça portuguesa devia actuar nestes casos como a inglesa. Essa história dos miúdos chocou-me profundamente na altura, e eu só tinha 13 anos.
Esta da Gilberta, enojou-me pela cobardia desses vândalos. E a cobardia não tem idade.
Obrigada pela visita ao meu blog. Também gostei muito do teu e vou voltar.
Beijinhos.

1:13 da manhã  

Deixe um comentário

<< Home