sexta-feira, agosto 11, 2006

Os melhores amigos do homem

O abandono dos animais é uma coisa que me entristece profundamente. Nesta altura do ano, dizem as estatísticas, ele aumenta. Eu penso que o abandono acontece durante todo o ano. A cena mais pungente a que eu assisti aconteceu o ano passado junto ao sítio onde eu moro. Era de noite quando ouvi um chiar de travões. Assomei à varanda e ainda fui a tempo de ver um carro a arrancar a todo o gás. No seu encalço, disparou um cão, numa corrida desenfreada. Fiquei especada sem saber muito bem o que acontecera até me aperceber que o animal estava de volta. Quando parou mesmo por baixo da minha varanda verifiquei com consternação que era um husky siberiano. O meu coração caiu-me aos pés. Também eu tenho um husky siberiano (na foto ao lado). Lançou um uivo lancinante e as lágrimas vieram-me imediatamente aos olhos. Voltara ao local onde acabara de ser abandonado. Fiquei sem saber o que fazer enquanto o meu cão andava histérico de um lado para o outro da varanda. Entretanto passou um senhor, dono de um restaurante na rua, e perguntou o que acontecera. Expliquei-lhe e ele disse para eu ficar com ele. «Não posso» respondi «O meu cão é muito agressivo para os outros». De facto, o meu husky é uma meiguice com as pessoas, mas não pode estar mais de cinco minutos ao pé de outro cão sem lhe tentar morder. O senhor disse que o máximo que podia fazer era levá-lo para o terreno anexo ao restaurante e dar-lhe de comer. Fiquei parcialmente aliviada porque conhecendo os huskies como conheço sei que para eles a presença humana é muito importante. Escusado será dizer que nessa noite não dormi nada de jeito. No dia seguinte o senhor informou-me que quando chegara de manhã ao restaurante, ele já não estava no terreno (o terreno não é completamente vedado). Nunca mais vi o husky, mas nunca esqueci aquele uivo terrível.
Os animais não são umas "coisas engraçadinhas" que se deitam fora quando crescem ou começam a dar muito trabalho. Os animais não são descartáveis. O meu husky é muito exigente mas nem por isso me passa pela cabeça desembaraçar-me dele. Como era possível eu abandonar uma coisa tão bonita? Mas ainda que fosse um farrusco cheio de bigodes, para mim continuaria a ser lindo!
Love and ligth!

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nesta altura do ano, há duas "pragas" que me entristecem, ou melhor...revoltam. São os incêndios e o abandono de animais.
Os autores de um ou de outro crime (sim, para mim é crime abandonar um animal)deviam ser punidas. Sempre tive cães (de raça, vira-latas, traçados...como quiserem chamar)sempre foram e são os meus melhores amigos. Nunca comprei um cão, vou sempre buscar ao canil, um cão abandonado (e ás vezes muito mal tratado). Neste momento tenho um Serra da Estrela (!!!!) de nome Leão que está comigo vai fazer 4 anos. E fiquemos por aqui porque daqui a pouco, este comentário é um post :):) Bem vinda à blogosfera.

10:22 da manhã  
Blogger Xica said...

Jade
Os tankas (segundo aprendi c a greentea q foi c quem comecei o desafio dos tanka pela paz e q podes descobrir nos meus links) é uma forma de poesia japonesa cujos versos devem ser ser constituidos por silabas distribuidas da seguinte forma 5-7-5-7-7. Já tenho outros em posts anteriores se quiseres espreitar. Ah, e segundo percebi não precisam de rimar-podes dizer qualquer coisa a respeito sem q rime sequer. Se quiseres tentar;)
Agora vou ler o teu post e já volto p comentar. Até já.

11:50 da manhã  
Blogger Xica said...

Oi voltei.
Se já leste 1 bocadinho do meu blog já deves saber o q penso dos maus tratos aos animais, e o abandono é das piores coisas q se podem fazer. As pessoas compram-nos ou adoptam-nos qd são pequenos pq são mt queridinhos. Crescem, ocupam espaço, comem +, adoecem e é preciso gastar dinheiro c eles, já ñ se andar c eles ao colo, deixam de ser tão fofinhos e ñ se podem levar de férias p todo o sítio. Qd se vêm em pequenos realmente a tentação de os levar é mta, mas ñ são um objecto q qd não se quer se deita fora. É preciso pensar antes de adoptar um. Podem sp deixá-los num hotel durante as férias ou, se n querem gastar dinheiro c 1 familiar ou amigo.
Há dias num dos links q tenho de ajuda a animais vi o caso de um cão a quem, p abandonarem, tinham arrancado o chip e deixaram-no assim a sangrar-são estas as pessoas com quem temos q dividir o mundo.
Mas tudo isto já tu sabes, a questão é como "educar" pessoas insensíveis e inconsequentes.
Os meus são todos abandonados e confesso detestar ver lojas de animais a expô-los como se de coisas se tratassem-se se compram como coisas depois tb podem ser tratados como tal.
Beijitos e estou a gostar mt de te ler.

12:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá!
Realmente é muito triste, não sei como há pessoas capazes de fazer tal barbaridade!!!!!
Há quem diga que o caracter de uma pessoa se vê pela maneira como ela trata os animais e eu acho que é verdade, quem trata mal os animais não pode ser boa pessoa.

2:10 da tarde  
Blogger A Professorinha said...

Nunca na minha vida eu abandoaria um animal, mesmo que se tornasse incómodo... Tenho uma cadelinha que fui buscar ao Cantinho dos Animais Abandonados aqui em Viseu e sempre que lá vou a senhora que toma conta daquilo conta-me coisas de arrepiar os cabelos... Ela contou-me que tinham lá um cão que encontraram num descampado amarrado a uma árvore para morrer à fome... É de cortar o coração. Essesa pessoas que abandonam animais devem ter corações de pedra.

3:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá querida Jade!
Não preciso de dizer nada sobre o post que acabo de ler. Conheces-me o suficiente para saberes aquilo que penso sobre isso!
Só digo uma coisa: as pessoas que têm a coragem de fazer isso não são, não podem ser boas pessoas e um estado que permite que esse facto aconteça sem punir os autores, mesmo quando apanhados em flagrante, não é um estado civilizado. Nesse aspecto ainda vivemos na Idade Média!
Beijinho grande!

12:16 da manhã  
Blogger vinte e dois said...

Descobri o teu blog agora e deliciei-me com alguns posts. Principalmente aqueles da primeira aula. Fez-me voltar tb no tempo ao meu ano de estágio e relembrar-me tanta insegurança, que hoje, vista à distancia de anos me fizeram largar um sorriso ;)

3:41 da manhã  
Blogger Joana Ribeiro said...

esta altura é terrivel!!! mas felizmente, pelos menos n minha zona nao aparecem caes abandonados como apareciam á uns anos...

Bom blog :) espreita o meu sff

6:53 da tarde  

Deixe um comentário

<< Home