quarta-feira, agosto 30, 2006

As minhas reflexões pós-férias

Estou de volta e, antes de mais, gostaria de agradecer a todos aqueles que me desejaram umas boas férias. Estou pronta para começar um novo ano. Para mim, um novo ano começa sempre que tem início um novo ano lectivo que é quando conheço mais uma escola e caras novas. Mas não é sobre isso que eu quero falar, mas sim sobre como tudo muda e especialmente nós próprios. Durante a minha infância e adolescência passava férias com os meus pais e pareciam-me sempre curtas. Durante um mês inteirinho mudava de ares e de casa e à medida que as férias se repetiam o grupo de amigos ia ficando e crescendo de um ano para o outro. Já com os meus dezanove, vinte anos as férias já não se resumiam a dias inteiros passados na praia a esturricar ao sol, mas também a noites longas nos bares e discotecas da zona. Havia também a tradição de todas as quintas-feiras à tarde atravessarmos, num bote a cair de velho, a ria, até a uma tasca conhecida pela Bruxa e bebermos um monte de "bruxinhas" e cervejão. O mais complicado era a viagem de regresso por causa do ondular do bote... Esta ida à Bruxa era um clássico. Não sei se a tradição se mantém. Quando comecei a trabalhar e, consequentemente, a ganhar o meu dinheiro comecei a ir de férias com os meus amigos. Aí já não podia ficar um mês porque o dinheiro não dava para tudo mas tentava sempre ficar, pelo menos, quinze dias e ainda assim sabia-me a pouco. Nesta altura, já não passava os dias a esturricar ao sol porque passava a noite na discoteca e chegava sempre ao fim das férias frustradíssima por não estar bronzeada. Infelizmente, não tinha o dom da ubiquidade para poder estar na praia e na cama ao mesmo tempo. Dormir na praia era uma hipótese mas o problema é que para dormir preciso de escuridão absoluta. Claro que o destino preferido era o Algarve, de preferência Albufeira, porque quanto mais confusão melhor. Hoje em dia, mais de sete dias de férias e eu já começo a ficar farta. Sinto falta dos meus livros e dos meus cds e, nem de propósito, tenho sempre uma vontade repentina de ler aquele livro que agora não tenho à mão mas que está em casa ou então de ouvir aquela música especial. Agora, para acrescer, também tenho saudades dos meus novos amigos dos blogs mas resisti à tentação, apesar de no sítio onde eu estava de férias haver net point. Os destinos de preferência também mudaram e agora procuro locais mais calmos e já nem consigo ficar um dia a esturricar ao sol (duas horas na praia e já fico cheia...), nem posso passar uma noite inteira na discoteca. Aliás, estou a escrever isto e a lembrar-me daquela publicidade que diz «aos vinte... aos trinta...». É incrível como mudamos tanto mas penso que é a isso que se chama amadurecimento. Lembro-me de ter vinte anos e estar na discoteca e comentar com as minhas amigas «olhem para aqueles trintões»; agora, eu própria pertenço a essa faixa etária e interrogo-me se os outros dirão o mesmo de mim. O tempo é irreversível e com ele também os hábitos mudam. Foi isso que se passou comigo e que se passa, porventura, com outros, mas, de quando em quando, ainda tenho saudades desse tempo de loucura. Ainda bem que tenho as fotografias para relembrar o passado.
Love and light!

5 Comments:

Blogger A Professorinha said...

Também eu gostaria de passar férias com os amigos... o problema é que nestes anos que passaram afastei-me dos amigos continentais e arranjei amigos madeirenses... consequência: não tenho amigos para passar as férias... passei o ano todo com eles. Agora os do continente têm as vidas deles, separadas da minha e os madeirenses estão lá...

Isto custa. Sim, realmente tenho muitas saudades da Madeira. Se pudesse voltaria para lá já no dia 1 de Setembro. Infelizmente aceitei vir para cá e agora não posso voltar atrás. Sabes, é que eu sempre pensei que o meu destino seria voltar para cá... quem sabe, daqui a 3 anos eu possa concorrer para lá...

11:23 da tarde  
Blogger LoiS said...

Jade:

Como eu te entendo, tenho gritado aos 7 ventos que me sinto velho. Velho no sentido de diferente daquilo que era, agora se vou para o algarve é para praia, piscina, jantar fora e casa, deixei os "Capitulos" os "Liberto´s" e afins para o pessoal que tem paciência para isso, porque eu já não!

mas sinto falta da pujança antiga ;(

11:29 da tarde  
Blogger Prof said...

Lois, que saudades do Liberto's! E por falar em Liberto's, lembrei-me do Vegas também em Albufeira que tinha a frente de um carro à porta. Muitos shots bebi eu aí!

12:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois é minha amiga, estás a ficar madura... que direi eu?... Às vezes também tenho nostalgia desses ambientes mas, apesar da passagem do tempo, acho que enriquecemos a pessoa que em nós existe. Tornamo-nos mais calmos, mais profundos... mais... velhos!!! Ih! Ih!
Bem vinda! Beijo grande, Lu

1:10 da manhã  
Blogger LoiS said...

Jade: O Vegas da rua daconfusão...lol, ainda és do tempo do 7 e meio e da Silvia´s disco que eram mais à frente !!!!

Sabes onde vou agora ? ao bar em frente que tem uma cerveja espanhola que adoro em imperial "CruzCampo" mas de dia lol e à pizzaria & pasta na curva da confusão, por cima do Domino´s ( um terraço ) que se chama Lizza´s Pizza and Pasta.

Efeitos do envelhecimento !

Bjs

1:40 da manhã  

Deixe um comentário

<< Home