sábado, setembro 02, 2006

A FIFA e o governo

Nos últimos dias o assunto que tem agitado páginas de jornais e aberturas de blocos noticiosos é o chamado "caso Mateus". Como gosto de futebol tenho tentado prestar atenção às notícias acerca deste assunto. Ontem vi a entrevista que o António Fiúza deu na RTP e sinceramente não sei se fiquei mais esclarecida ou mais baralhada. Independentemente de todos os meandros menos claros que o caso parece ter o que me preocupa aqui são fundamentalmente duas coisas: em primeiro lugar, o despotismo da FIFA que se julga acima de tudo e de todos e que acha que as matérias que concernem ao futebol se devem regular por leis próprias e que os tribunais comuns (coitados!) não têm competência para julgar estes assuntos. Em segundo lugar, a atitude do nosso governo que também se coloca numa esfera superior à legal e que decide declarar o interesse público, para que o campeonato continue (com o Gil Vicente na Liga de Honra, entenda-se), indo contra uma determinação do tribunal. Isto faz-me lembrar a famigerada greve dos professores do ano passado, quando o governo também decidiu decretar uma requisição civil violando o direito à greve dos docentes. Aliás, tivemos uma ministra a dizer que o tribunal que deu razão aos docentes não era competente (acho que foi um tribunal da Madeira, mas já não tenho a certeza). E foi também este governo que retirou direitos adquiridos ao longo de muitos anos aos professores. Gostava que ficasse bem claro que se falo assim não é por ser da oposição; não tenho nenhuma simpatia partidária mas tenho antipatias pessoais e, de facto, Sócrates, de bom, só tem o nome e ainda assim não lhe faz jus. Peço desculpa, mas é apenas a minha humilde opinião. O que me parece antever neste governo é uma tendência para o despotismo, tal como a FIFA, e num estado de direito não me parece legítimo exercer arbitrariamente o poder, aliás, não me parece legítimo em circunstância alguma. Voltando ao "caso Mateus" (o Mateus nunca sonhou ter tanta publicidade; pode ser que o seu passe valorize!), parece que a batata quente está agora nas mãos do Gil Vicente que pode passar à história por várias razões: ficar conhecido como o responsável por Portugal ser suspenso das competições europeias (não sei se será ele o verdadeiro responsável, caso isso venha, de facto, a verificar-se); ficar conhecido pelo clube que fez frente à FIFA; ficar conhecido pelo clube mais azarado do mundo (há dez anos o Gil Vicente viu goradas as suas hipóteses de subir à então Primeira Divisão ao ver o jogo interrompido a dezassete minutos do fim- faltou a luz- dezassete minutos esses que nunca chegaram a ser jogados. Relembro que nessa altura o jogo estava empatado e que bastaria uma vitória para o Gil subir de divisão. Nesse mesmo ano aconteceu o mesmo ao Sporting no jogo contra o Chaves a três minutos do fim e passados três dias o Sporting teve que se deslocar a Chaves para concluir o jogo!). Depois disto, só me apraz perguntar o seguinte: mas a justiça não é a mesma para todos? A senhora até é cega e tudo!
Love and light!

11 Comments:

Blogger SONHADOR said...

Sim, sim...
Eu confirmo que é mesmo cega.

Ainda no outro dia, penso que na Quarta ou Quinta-Feira, a vi andar por aí acompanhada por cão-guia.

Bjos.

1:48 da tarde  
Blogger A Professorinha said...

Por acaso foi um tribunal dos açores... e milú veio logo dizer que o tribunal açoreano não pertencia à república... ahahahaha enfim...

Quanto ao futebol, quero que se esganem todos uns ao outros, sinceramente... cada vez que penso que temos 10 estádios quando podíamos ter só seis e que chegavam bem e no dinheiro que aquilo nos leva dos bolsos... é pena eu ainda ser patriota e torcer pela nossa selecção...

11:46 da tarde  
Blogger vinte e dois said...

E ainda há pessoas que ficam admiradas comigo por eu não gostar de futebol.. ;)

12:43 da manhã  
Blogger LoiS said...

Jade:

Não critico o nosso país, aliás, o futebol vive como que numa esfera à parte da realidade dos países ( a própria FIFA não é um ente de Portugal ). Critico sim eventualmente o que referes, a incapacidade da justiça comum lidar com problemas desportivos, aliás, o GIL VICENTE se fôr crescidinho poderá ficar na história se seguir em frente, poderá fazer jurisprudência com isto tudo!

Mas não baralhemos as questões e não critiquemos mais uma vez o nosso país, governo, nação, por causa de uma questão menor - futebol - e de pessoas que vivem num mundo também ele redondo, mas, apinhado de suor masculino e peúgas transpiradas ;) !!!!!

Bjs.

PS. Jade, tocaste aí em assuntos perante os quais tenho opiniões muito próprias e por certo chocantes para ti ... voltaremos brevemente à temática dos preofessores e da educação quando quiseres, aqui ! ou sabes onde ;)))) !!!!!

10:28 da manhã  
Blogger Xica said...

Oi jade.
Voltei. Primeiro quero agradecer-te a visita e os votos de boas férias.
Quanto a este post devo confessar que detesto futebol (e por isso tb não percebo mt), e cada vez mais pelos milhões que envolve e pela importância q lhe dão(é notícia de abertura de telejornais como se o país não tivesse mais nada de urgente c q se preocupar). Contudo tenho tentado seguir este caso, p perceber toda a algazarra-e ainda não percebi mt bem. Mas q os clubes pequenos e os grandes não têm o mesmo tratamento é de há muito sabido. Se queres q te diga estou a torcer p q o Gil Vicente continue a bater c o pé e pouco me abala se os grandes e a selecção vão ou não às competições internacionais. Só espero q se lhe oferecerem uns tostões jeitosos p desistir de levar a sua avante (como será de esperar) o Gil Vicente não se deixe corromper como a maior parte faria.
A FPF vai apelar ao interesse público da questão- interesse público uma ova... interesse público é o emprego, a saúde, a educação, a cultura.
Vou tentar arranjar tempo p ler os outros posts teus q não li. Beijitos

11:12 da manhã  
Blogger Xica said...

Eu já li todos os teus posts e adorei.
Tenho a impressão que fizeste, qd devias, tudo o q eu gostaria de ter feito e não fiz e q, por isso, me sinto incompleta.
Inté.
Beijitos.

2:52 da tarde  
Blogger Citadino Kane said...

Jade,
Sempre me perguntei sobre o problema que colocaste em relação à FIFA.
É de verdade uma grande questão, é ditadorial as posições dessa entidade, por sinal muito obscura, e a grana que entra para onde vai?!
A MÁFIA,ops, FIFA precisa ser fiscalizada, quem se habilita???!
Um abraço Jade,
Pedro

3:31 da tarde  
Blogger Marina said...

Ola Jade!

So para retribuir a visita la no meu sitio!
Prometo q vou passar mais vezes, ok?

Beijitos e ate breve

10:52 da tarde  
Blogger Prof said...

Sonhador,
E o cão-guia não seria, por acaso, Gilberto Madaíl ou Valentim Loureiro?
Um abraço!

Visconde,
Espero que no teu condado não se passem estas coisas!
Uma vénia!

Professorinha,
Como sempre concordo contigo em grau, género e número
Um beijo!

22,
O futebol em si é um desporto que eu aprecio. O problema é tudo o resto que o envolve.
Um abraço!

Lois,
Acutilante como sempre. Terei o maior prazer em trocar ideias contigo sobre o assunto que referes.
Um beijo!

Xica,
Já tinha saudades tuas. Espero que as tuas férias tenham corrido bem. Infelizmente parece que o que preocupa o nosso país é este assunto, quando há tantas outras coisas igualmente graves. O meu problema é gostar de futebol. Não consigo ficar alheia a estas questões.

CitadinoKeane,
Obrigada pela tua visita ao meu blog. Pertinente a tua associação Mafia FIFA. Irei visitar o teu blog.
Um abraço!

11:21 da tarde  
Blogger LoiS said...

Jade Jade Jade! terei que me inspirar na obra de Nietzsche para conseguir estar a tão nobre altura de V.Exa.
Beijos!

12:42 da manhã  
Blogger «« said...

concordo contigo, mas deixa-me acrescentar mais umas:
1º Esta ditadura do futebol mundial, demonstra para nossa infelicidade que não somos os únicos que estamos mal, o que é umdesastre porque assim lá cai por terra a possibilidade de imigrar para melhorar;

2º O nome de Socrates dado ao engenheiro só pode ter sido dado na esperança que um dia ele conseguisse pensar por sua cabeça, o que foi uma estupidez paternal e que justifica a tal frase quem sai aos seus...

Enfim gostei de conhecer a professora do pensamente.

12:03 da tarde  

Deixe um comentário

<< Home