quinta-feira, abril 12, 2007

Politiquices

Não ando com grande pachorra para aturar polémicas ou falsas polémicas, dependendo da interpretação que cada um faz acerca das habilitações académicas do nosso Primeiro Ministro. Vi cerca de 30 minutos da entrevista que ele concedeu à RTP1 e tirei as minhas próprias ilações que não são, no entanto, o motivo que me leva a escrever este post. Parece-me, porém, ligeiramente ridículo que se tenham gasto 40 minutos (segundo ouvi hoje, porque como disse só vi os primeiros 30 minutos)a debater certificados, datas, terminologias, etc. Parece que são estas as grandes questões da política nacional! Não devo falar muito deste assunto porque, de facto, de política percebo pouco, mas a ideia que tenho é que há uma maneira muito portuguesa de fazer política: não se debate o que é essencial para o país, mas sim o que Fulano fez ou deixou de fazer não sei quando, o que Sicrano disse ou deixou de dizer não sei quando e por aí fora. Há uns tempos largos, no programa Prós e Contras um dos convidados foi o antigo Primeiro Ministro espanhol e quando a determinada altura lhe é perguntado o que tem a dizer sobre a actual governação de Zapatero (não foi bem nestes moldes, mas a essência é esta)o senhor nada disse. Atenção, não nutro nenhuma simpatia especial por Aznar ou Zapatero, mas interrogei-me se um político português agiria da mesma forma ou se, ao invés, não aproveitaria a situação para logo criticar ou achincalhar o seu adversário político. Eu sei que a política é feita por homens (por homens entenda-se o género e não o sexo)e os homens são movidos por paixões, mas por isso é que Platão tinha razão e entendia que a Polis devia ser governada pelos filósofos-reis, os únicos que, abstendo-se das coisas mundanas, estavam em condições de contemplar o Bem e eram, portanto, aptos e dignos para governar a Polis.
Love and ligth!

16 Comments:

Blogger Capitão-Mor said...

Infelizmente, cada vez me sinto mais distanciado do meu país. Parece que caímos num abismo a todos os níveis e a classe política não tem cura nem prior. Agora fala-se novamente em atentado político...o que mais estsrá reservado aos bravos lusitanos. Eu vou espreitando deste lado do Atlântico...

9:30 da tarde  
Blogger sonhadora said...

sonhos são tesouros das noites sentidas.
beijinhos embrulhados em abraços

10:34 da tarde  
Blogger A Professorinha said...

Então tu voltas e não dizes nada ao pessoal? Eu passava por aqui de vez em quando, mas depois o trabalho começa a ser muito e já não dá...

Quanto ao programa, não o vi todo, só a última parte. Falso do princípio ao fim..

Beijinhos

11:33 da tarde  
Blogger Marina said...

Na politica e nao so, qualquer coisa serve para se tentar subir as custas de outros...
E se alguem nao achar justo e nao alinhar no esquema, ainda e chamado de parvo!
É o país que temos...

Beijitos e bom fim de semana

4:33 da tarde  
Blogger FL said...

A história do Injinheiro Sócrates já enjoa. Contudo, fica-se com a ideia que o seu processo académico pode estar mergulhado em facilitismo e compadrio. Não será certamente caso único.

2:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E dizes tu que não percebes de política? Quem disse? Percebes e muito!!!

Quanto ao programa, não vi. Optei por ver um filme juntamente com a minha cara metade ;)

Boa semana, tudo de bom!

Beijinhos

7:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Jade que bom voltaste!! Espero que continues, eu não em importo que apenas escrevas uma vez por semana, mas escreve, porque eu vou continuar a ler SEMPRE. Concordo absolutamente contigo se os filósofos-reis governassem tudo estaria melhor.

7:56 da tarde  
Blogger nsr said...

Também não quero saber se Sócrates é engenheiro ou não. Eu até pensava que ele era filósofo. Aliás, sempre impliquei com as professoras de filosofia por estarem sempre a dizer que Sócrates era filósofo sem nunca me darem provas do seu certificado de habilitações :P

11:05 da tarde  
Blogger sonhadora said...

Sonho nas madrugadas de lua cheia com carícias e beijos de amanhecer.Beijinhos embrulhados em abraços.

5:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Filóso-Rei"??? Então não somos nós que temos um Sócrates como PM que tem a mania que é um pequeno "César"...
E lembra-te doutro filósofo que tivemos, o marido da dona Bárbara: também aí a experiência me parece que não foi a mais positiva.

9:00 da manhã  
Blogger Sandra Neves said...

Enquanto o país se preocupa com as ninharias do canudo, esquece-se da porcaria de politicos que efectivamente todos, sejam eles ps, psd, cds, cdu, Be e todos os outros que nem me vou dar ao trabalho de enunciar.
Grande teatro em cena, quando a relidade que está por trás e que realmente interessa fica como mero cenário de fundo ou mero estúdio mesmo.

2:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É pena que seja assim... será que tem mesmo de ser assim??? porque sim???

11:35 da tarde  
Blogger Moura ao Luar said...

Não sei o que comentar a esse respeito porque sinceramente não sei o que pensar...

10:33 da manhã  
Blogger LoiS said...

Querida Jade:

Adoro política e isto para mim é já "mexerico telenovelesto venezuelano", tudo menos política, promovido e muito pela opinião pública/lobbys sindicais. Mais ainda do que pelos próprios políticos.

O caso é triste demais e básico em demasia para a importância que se dá. Está tudo esclarecido mas tentam levantar ainda mais poeira.

Como escrevi, este Portugal e estes portugueses merecem as discussões que temos. Cada vez menos se preocupam em pagar dívidas ou contrair menos, em sair a tempo para trabalhar ou trabalhar se quer, como se preocupam em saber se o vizinho sempre anda metido com a empregada do padeiro e se fazem na cama, no chão, a fazer o pino ou sobre o telhado (é isso que interessa).

Olha, ainda me lembro de mandar o meu trabalho de Tecnologias de Informação via email, numa Pós Graduação recente que tirei. Esse trabalho serviu para eu ser avaliado e o email que usei foi o do meu trabalho. Sei que não sou "ninguém" comparado com o PM, mas será que mesmo assim fui favorecido, terei problemas (eu e todos os colegas da turma)?

Tivemos quase um linchamento por causa do PM ser GAY ou eventualmente GAY. Repara que não pegam em mais nada que tenha realmente substância para o nosso governo. Ninguém se preocupa se ele governa bem ou mal...

É que eu tenho dúvidas...muitas dúvidas (OTA, TGV, Reforma da APublica ...), é isso que quero saber e é desses assuntos que deveríamos estar a falar.

Já escrevi muito sobre isto, não me lembro se comentaste, mas sinto que estamos em sintonia de valores, claro ! ;)

Desculpa mas este assunto dá comigo em doido!

Love&Light

11:01 da manhã  
Blogger Prof said...

ex aluno da uni,
Tens razão. No caso do Sócrates, a semelhança fica-se apenas pelo nome; no caso do Carrilho, parece-me não fazer jus à sua formação académica. De qualquer das formas, vivam os filósofos-reis!

Lois,
Todos são importantes, independentemente de uns desempenharem cargos mais importantes do que outros (a importância também é relativa). Também não quero saber se ele entregou o trabalho por fax, por mail ou pessoalmente. Se houve efectivo favorecimento pelo facto dele ser à altura membro do governo, tal não devia ter acontecido porque é eticamente incorrecto. Agora, todo o Carnaval que se fez à volta da questão é perfeitamente escusado. A nossa cena política está a transformar-se numa tertúlia cor-de-rosa!
Beijos em sintonia!

Obrigada a todos pelos comentários e pela visita!

1:09 da tarde  
Blogger Z said...

Ora aí está algo - a política (à) portuguesa - do qual não tenho muitas saudades! A não ser talvez pelas gargalhadas que momentos ridículos, proporcionados pelos membros da classe, nos podem provocar se nos conseguirmos abster por uns segundos da seriedade dos assuntos em causa. (nem vou tentar especificar... são tantos e tão frequentes)

2:14 da tarde  

Deixe um comentário

<< Home