quinta-feira, novembro 30, 2006

Depois das férias do Natal

Ontem, eu e um colega, passamos umas boas duas horas a recordar os tempos de faculdade. Estudámos juntos e já não é a primeira vez que estamos na mesma escola. Isso deu-me vontade de voltar às histórias da "prof" virtual. É também para ti, Marina, que me deixaste um comentário a dizer que já tinhas saudades da estagiária.
" Acordo com os olhos inchados e uma subtil dor de cabeça. Abro a persiana e constato, com decepção, que está um dia cinzento, daqueles com uma chuvinha miudinha e embirrenta. Tomo um duche rápido, enfio umas calças de ganga e uma camisola de gola alta, dou uma escovadela rápida ao meu desgrenhado cabelo e termino calçando umas botas e vestindo um kispo verde. Pego na minha sacola, que tive a inteligência de deixar preparada na noite anterior, e preparo-me para sair. Lembro-me que falta o perfume e volto atrás, atirando pequenos jactos à toa. Sem perfume, sinto-me despida. Volto a abrir a porta da rua mas mais uma vez recuo. Agora esqueci-me da chave do carro. É falta de hábito. Finalmente consigo reunir tudo o que preciso e depois de descer as escadas a correr, instalo-me, o mais confortavelmente possível, ao volante do meu carro a estrear. Conduzo, com um certo receio, por entre o trânsito da cidade, congestionado a esta hora da manhã, e sinto uma sensação de alívio ao chegar incólume à escola. Encontro duas alunas do 10º ano que me perguntam se as férias foram boas e entramos juntas, tagarelando sobre prendas e passagens de ano. Assusto-me quando uma delas solta um gritinho histérico - S'tora, deixe-me assistir à sua aula do 11º ano.
Olho espantada para ela - A que propósito? Não sabia que gostavas assim tanto de Filosofia.
A amiga responde por ela - Não, s'tora. Ela gosta mesmo é do Joka.
A outra volta a soltar uma risadinha - Olhe para ele, s'tora! Ele é tão lindo!
Olho na mesma direcção e realmente vejo o meu aluno Joka a caminhar, no seu jeito algo displicente, com as mãos enfiadas num Kispo volumoso e um gorro enfiado até às orelhas que lhe deixa apenas de fora as pontas louríssimas do seu cabelo. Não lhes digo nada mas interiormente concordo com elas; ele é muito bonito e tem "montes" de estilo. O rosto continua fortemente bronzeado, transmitindo saúde e lembrando o Verão que, penso eu com tristeza, ainda está tão longe.
- Sabe, ´s'tora, ele viaja pelo mundo todo. Ainda agora esteve naquele sítio... Como é que se chama, Andreia?
- Ai, não sei. Já não me lembro do nome.
- É aquele sítio, s'tora... - enruga a testa num esforço de memória - Não interessa. Daqui a pouco já me lembro.
- E como é que vocês sabem isso tudo? - inquiro com curiosidade.
- Ó s'tora, a Andreia tem um primo que é amigo dele e depois o primo conta à Andreia e prontos.
- Ah, já percebi - digo eu, nada admirada com o sistema de informações delas. Na minha altura de estudante funcionava exactamente da mesma maneira - Mas olha lá, Marisa, cuidado que ele tem namorada!
Ela faz um ar de desdém- É uma pindérica!
Dá-me vontade de rir porque o argumento utilizado é invariavelmente o mesmo, mudando apenas o adjectivo - Não é nada pindérica! Até é muito gira!
A Marisa faz um ar amuado mas, ao mesmo tempo, resignado - 'Tá bem, s'tora, é gira. Mas não interessa, é uma betinha!
Eu encolho os ombros - Pindérica ou betinha, é com ela que ele namora.
A Andreia dá um encontrão à amiga - É isso mesmo s'tora! Ouviste, ó estúpida? - acrescenta.
Faço um gesto de despedida com a mão e dirigo-me em passo apressado para o polivalente para ainda tomar um café antes da aula. Há pouca gente em frente ao balcão do bar e sou prontamente atendida. Despejo com cuidado o pacote de açucar na chávena e sou interrompida por um cumprimento - Bom dia, professora! As férias, foram boas?
Nem sequer preciso de olhar para saber quem é. Só há um aluno que me chama assim - o Joka..."
Infelizmente não posso continuar. As obrigações chamam-me. Prometo retomar a história no próximo post, até porque a conversa entre a Mel e o Joka despoletou nela uma pequena crise existencial.
Love and ligth!

16 Comments:

Blogger Z said...

Fico à espera da continuação! Gosto do mundo da Mel! (Curiosamente não foram poucas as vezes em que comecei a delinear mundos virtuais para (des)crever em posts de ficção, mas tal como algumas outras centenas de ideias, acabei sempre por deixar esses textos negligenciados!)
Às vezes acontece andarmos mais sensíveis... mas enfim, não era intenção do meu último post deixar ninguém a chorar!
Beijinhos e bom trabalho!

5:20 da tarde  
Blogger taizinha said...

Olá Jade. Também gosto muito do mundo da Mel. E já fazia falta. Beijocas.

6:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A "setora" sai de casa sem tomar o pequeno almoço??? Ai ai...isso não se faz;) Férias de Natal no meu tempo de estudante eram sinónimo de trabalho....fui trabalhador-estudante:):)E cada vez gosto mais de passar por aqui e ficar. Bom fim de semana XXL.

7:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As paixões de estudante não são as mesmas que as de Verão.

Quem passou por ambas sabe do que falo ... aiiiiii

Bjs professorinha

1:02 da manhã  
Blogger Capitão-Mor said...

Stora!!! :)
Faz um tempão que não oiço isso. Talvez eu fosse meio queque ou elitista mas nunca proferi tal palavra. Preferi sempre professora...

2:56 da manhã  
Blogger Geoca said...

Realmente, e o pequeno almoço?
Saiste sem tomar o pequeno almoço?
Não sabes que é importante!
A tua sorte naquele momento era não teres atrás de ti uma certa pessoa que conhecemos!
Fico à espera da continuação...
Bacione

11:58 da manhã  
Blogger Marina said...

Obrigada pela dedicatoria! Ate estou assim...atrapalhada :-)
Ai que isto agora esta a ficar emocionante!!! Ja estou a espera do proximo capitulo!

Beijitos e resto de bom fim de semana!

10:36 da tarde  
Blogger Xica said...

Crise existencial, hein? Cá fico ansiosa à espera do desfecho.
Beijitos.

10:23 da manhã  
Blogger Prof said...

Z,
muitas também são as vezes que começo textos e nunca chego a terminá-los. A história da Mel tem à volta de 150 páginas mas ainda não está acabada. Se calhar, vai ficar sempre assim...

Taizinha,
Obrigada! Vindo de ti é um elogio.

Aflores,
Deve ser complicado ser trabalhador-estudante. É preciso ter muita força de vontade. Eu, certamente não seria capaz...

Lois,
Paixões de estudante em que sentido? Do aluno(a) pelo(a) prof ou o contrário?!!

Capitão-mor,
Eras então parecido com o Joka da história. Sabes que poucos são os alunos hoje em dia que dizem professora?

Geoca,
Por não ter atrás de "mim" (Mel)quem nós sabemos é que podia sair de casa sem tomar o pequeno-almoço! Eh, eh, eh!

Marina e Xica,
Seguem-se cenas dos próximos capítulos...

Beijos para todos!

4:45 da tarde  
Blogger Maríita said...

Que saudades dessas histórias, das teias de informação e dos alunos que faziam todas as raparigas tremer à sua passagem... Falta saber o que é que a Mel vai fazer nos próximos capítulos...

Beijinhos

6:42 da tarde  
Blogger vinte e dois said...

Olá Jade :) Hoje só cá deixo um olá (já é muito tarde) mas voltarei para ler o teu post com mais tempo e cuidado :)

Bjs

2:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ontem estive cá mas não deixei comentário. Hoje voltei para dizer que estou morta que continues a história, sabes porquê? Porque adoro ler-te!
Beijinho grande, Lu

8:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Jade:
Paixões só !

11:18 da tarde  
Blogger Prof said...

Maria,
Prometo que contarei com todos os pormenores!

22,
Não precisas de te justificar. Imagino que devas andar cheio de trabalho com as avaliações aí à porta.

Arte,
Obrigada! Não posso nunca esquecer que foi por tua causa que este blog começou.

Lois,
Simplesmente paixões... independentemente do destinatário...

Beijinhos para todos!

4:06 da tarde  
Blogger A Professorinha said...

Crises existenciais.... estou curiosa para ler essa conversa... que venha rápido.

Beijos

11:02 da tarde  
Blogger Z said...

Peço desculpa pelo abuso do teu espaço para NÃO comentar o post... mas deixei a explicação possível sobre cornamusas num comentário no barroquista! ;)
Beijinhos e um resto de boa semana!

12:19 da manhã  

Deixe um comentário

<< Home