segunda-feira, novembro 20, 2006

Filme de uma semana

A semana passada foi muito complicada, razão da minha ausência prolongada. Em primeiro lugar, fui acometida por uma apatia quase mortal, fruto do cansaço acumulado. Assim, tive que optimizar as minhas parcas energias para aquilo que não podia deixar de ser feito, ou seja, preparação de aulas (por estas alturas, ando à volta com as células), reuniões intercalares e planificação do Dia Internacional da Filosofia e do Dia da Tolerância (ambos comemorados no dia 16 de Novembro). O meu projecto para o Dia da Tolerância ficou incompleto porque não tive oportunidade de acordar atempadamente com os meus alunos aquilo que eles tinham que fazer o que me remete para um outro assunto que é a dificuldade que eu tenho em conseguir dar aulas neste ano. Na outra semana, a escola fechou na sexta-feira (greve da Função Pública); nesta terça-feira, os meus alunos do 12º ano andaram em campanha para a Associação de Estudantes e baldaram-se às aulas; na quarta-feira, os mesmos alunos foram em visita de estudo ao Museu Amadeu de Sousa Cardoso e à casa do Eça; na quinta-feira, ainda com os mesmos alunos, tive que acabar os cartazes alusivos ao Dia da Tolerância (mais uma aula para o ar...) e, para terminar a semana em beleza, na sexta-feira de manhã, a maior parte dos alunos associou-se à manifestação e aos restantes tive que os deixar sair mais cedo porque estavam envolvidos em actividades inseridas no âmbito do Dia do Patrono. Em suma, estou atrasadíssima na matéria. Sobre o Dia da Filosofia e da Tolerância, tenho a dizer que tudo correu bem. Inserimos o Dia da Tolerância dentro do projecto do Dia da Filosofia . Os meus alunos do 12º ano elaboraram cartazes sobre a diversidade cultural, religiosa, sexual, política, etc, sob a égide "Uma reflexão tolerante no Dia da Filosofia ". Os alunos da minha colega (apesar de sermos cinco professores de Filosofia, só eu e a minha colega é que estivemos envolvidas no projecto) fizeram cartazes muito interessantes sobre a Filosofia, a sua utilidade ou inutilidade, os pensamentos, os filósofos, etc. Decoramos a escola com frases apelativas, projectamos umas imagens e umas frases provocativas em Powerpoint e distribuímos "pensamentos" pela comunidade escolar.
Sobre a campanha para a Associação de Estudantes, fiquei agradavelmente surpreendida com uns prospectos que me vieram parar às mãos de uma das listas, encabeçada por um dos meus alunos do 12º ano. Na declaração de intenções, a determinada altura, podia ler-se "A nossa vontade de ganhar estas eleições nunca se irá sobrepor à integridade moral e à dignidade do eleitor. Não vamos tratar os alunos como idiotas. O rebuçado não vai comprar o voto. O sistema de som não vai falar mais alto que as nossas ideias. Os pilares da nossa lista são ideais e valores dos quais não estamos dispostos a abdicar para ganhar umas simples eleições. O voto é a extensão mental da tua consciência. Não suplicamos o voto, sugerimos ideias. Se não partilhas delas, POR FAVOR NÃO VOTES." Gostei! Pode ser que esteja aqui o embrião de uma nova geração de políticos...
Fiquem bem!
Love and ligth!

16 Comments:

Blogger Capitão-Mor said...

Fico contente por teres superado essa fase apatia! :)
Hoje em dia parece que existem dias mundiais para tudo. Hoje é o Dia Mundial da Consciência Negra! Dah!!!!

2:25 da tarde  
Blogger taizinha said...

Fui investigar (senti-me Dah!... por não conhecer esse dia, nem nunca ter ouvido falar sequer). Apesar de ser dia "mundial" por cá não é hábito, pois não? As notícias eram todas brasileiras... Faz sentido, vindo do capitão-mor.
Jade, já tinha dito "olá" no meu sítio, mas agora vim aqui também cumprimentar. Há semanas complicadas, de facto. Esta mania agora de comemorarem tudo irrita-me. Também tive de ajudar a minha filha num trabalho para o dia das bruxas (que me deu um trabalhão...). Mas desde quando festejamos esses dias? Agora vem aí o dia do António Gedeão (esse acho bem). Se por um lado estes festejos servem para alguns tomarem consciência de muitas coisas, por outro temos as matérias escolares que ficam por dar.

7:13 da tarde  
Blogger Z said...

É duro! Mas pelo que dás a entender aparentas ser daquelas professoras que podem ensinar qualquer coisa aos alunos de que talvez eles não se esqueçam lá pra Setembro do ano em que entrarem na faculdade (eu tive algumas/ns e estou-lhes gratos por isso).
Continua assim, esses professores são marcantes, e um dia (pelo menos alguns) hão de agradecer-te!
Beijinhos e boa semana!

11:04 da tarde  
Blogger Z said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11:04 da tarde  
Blogger Marina said...

Bom regresso a blogosfera!
Olha que ja tenho saudades das historias da tua estagiaria... ;-)

E agora ja nao tens musiquinha???

Beijitos e boa semana!

12:39 da manhã  
Blogger Marina said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:39 da manhã  
Blogger asdrubal tudo bem said...

Claro que essa lista cheia de potencial não vai ganhar as eleições e começam já a aprender que se querem seguir carreira politica têm que fazer o mesmo que os outros prometerem muito e fazerem pouco.

10:37 da manhã  
Blogger Xica said...

Oi, benvinda. Já estava com saudades de te ler.
Olha tb gostei muito do texto de promoção da lista para a associação (confesso que cheguei a duvidar que fosse um aluno a escrever o texto-má lingua). Gostei e espero que os demais vejam o potencial (ainda que ele se possa vir a revelar somente mais um político é dos que diz alguma coisa de jeito ao invés de oferecer frigoríficos e televisões-é, o que o espera no mundo da política é muita desconfiança).
Beijitos e votos de uma semana mais calma em que possas dar as tuas aulas mais à vontade.

11:32 da manhã  
Blogger José Manuel Dias said...

Bom regresso!
Bjs

2:32 da tarde  
Blogger Maríita said...

Ai Jade,
Tu achas que os teus alunos poderiam, assim como quem não quer a coisa, dar umas aulinhas aos nossos dirigentes e políticos em geral? Seria bom que eles também tivessem valores.

Beijinhos

3:35 da tarde  
Blogger Prof said...

Capitão,
Dia Mundial da Consciência Negra?!!

Taizinha,
Concordo contigo. Há dias a mais que comemoram sempre qualquer coisa. Tudo o que é demais cansa.

Z,
Obrigada pelo elogio. És tão querido, mas acho que nem todos os meus alunos pensam assim. Às vezes, dou-lhes cada desanca...

Marina,
Nem tenho tempo para ir buscar musiquinhas! Qualquer dia, posto mais uma história da estagiária virtual...

Asbrubal, a lista ganhou as eleições! Surpreendente, não?

Xica,
O texto foi efectivamente escrito por um aluno que, por acaso, é meu.
Eh, eh,eh!

José,
Obrigada!

Maria,
Era bom, não era?

Beijinhos para todos!

5:00 da tarde  
Blogger Xica said...

Bem a lista do teu aluno que escreveu o texto sempre ganhou? Talvez ainda possamos ter esperança no futuro.
Já te respondi acerca das minhas manias, não vás tu pensar muito mal de mim ;P
Beijitos.

5:39 da tarde  
Blogger Barão da Tróia II said...

Tás bem e tás de volta isso é que interessa, boa semana.

5:21 da tarde  
Blogger vinte e dois said...

Se estes alunos não forem entretanto conquistados por outros valores, teremos com certeza aí um grupinho com potencialidades para um dia marcar a diferença em qualquer lugar onde se queiram destacar :)

1:13 da manhã  
Blogger Rafeiro Perfumado said...

Felizmente sonhar ainda não é proibido...

10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá querida Jade!
Eu também andei desatenta e só agora vi este post! Eu não comemorei coisissíma nenhuma, imagina a pessoa que tu conheceste. Estou muito desmotivada!
Beijinho, Lu

1:52 da manhã  

Deixe um comentário

<< Home