segunda-feira, outubro 16, 2006

Evolucionistas contra criacionistas

O texto que se segue não é da minha autoria. Resulta das minhas investigações sobre temas curriculares que tenho de leccionar. Não resisti, no entanto, a partilhá-lo com todos os meus blogamigos.
" A cruzada contra Darwin vai de vento em popa. Recorrendo a presumíveis argumentos científicos, as novas gerações de criacionistas procuram sabotar os alicerces da teoria da evolução para impor aquilo que baptizaram como «ciência da criação», que explica os processos de adaptação e a diversidade dos organismos terrestres pela intervenção de um Criador sábio. Sobretudo nos Estados Unidos e na Austrália, mas também no Brasil, em Itália, na Turquia e em outros países desenvolvidos, os antievolucionistas procuram semear na opinião pública dúvidas sobre a credibilidade científica da evolução, fazem crer que a criação divina constitui uma alternativa à teoria de Darwin e que deve, por conseguinte, ser ensinada nas aulas de Ciências Naturais e incluída nos manuais escolares, enquanto lutam nos tribunais para que os governos imponham aos professores dos estabelecimentos públicos o ensino dos novos postulados do criacionismo.
As universidades norte-americanas estão preocupadas com o crescente analfabetismo científico que impera no país. Todos os anos aumenta o número de estudantes que acredita que «a comunidade científica está dividida sobre a evolução», e que «a evolução é uma teoria por provar». É a própria comunidade científica que chama a atenção para a suposta «ciência da criação» que é, na verdade, uma pseudociência. A teoria da evolução é sólida como o granito e os antievolucionistas menosprezam e manipulam os métodos científicos e os debates entre investigadores para defenderem os seus princípios religiosos e aspirações políticas.
Mas este alerta dos cientistas é abafado pela propaganda dos criacionistas que conseguiram semear a confusão entre aqueles que não sabem muito bem o que defende e representa a teoria da evolução. A maior parte dos cidadãos dos Estados Unidos acredita em algum mito ou superstição em torno do aparecimento da vida. É isso que mostra um inquérito realizado em 2001 por uma organização que estuda há 70 anos a natureza e o comportamento humanos. Cerca de metade dos norte-americanos acredita no criacionismo. 45% dos inquiridos pensa que Deus criou o ser humano há mais ou menos 10 mil anos. Embora a outra metade aceite que a nossa espécie resulta de um processo evolutivo que se prolongou por milhões de anos, 37% das pessoas deste grupo está convencida que o dedo divino interveio em algum momento. O inquérito também demonstra que há mais norte-americanos a acreditarem em Satanás do que na evolução. (...)
Como não podia deixar de ser, A Origem das Espécies irrompeu no mundo teológico como um elefante numa loja de porcelanas, pois punha em causa a história das origens da vida relatada no Genesis bíblico. A obra de Darwin, ao sobrepor a selecção natural à Mente Criadora, foi acusada de ser uma enorme fraude e uma tentativa para destronar Deus. Todavia, a Igreja, ultrapassada pelas provas científicas a favor da teoria da evolução, começou a admitir gradualmente que o darwinismo não era incompatível com a fé religiosa. Na encíclica Humani Generis, publicada em 1950, Pio XII admitia a evolução como uma hipótese legítima, mas considerava que era insuficientemente sustentada e potencialmente incerta. Quase meio século depois, em 1996, João Paulo II emitiu um comunicado no qual convidava os cristãos a considerarem o processo evolutivo como um facto efectivamente comprovado. Embora a maior parte da hierarquia católica considere a Bíblia como alegórica, há muitas seitas protestantes e católicas que defendem o criacionismo literal pois levam à letra relatos como os de Adão e Eva ou da Arca de Noé. (...)
Apesar dos reveses, os criacionistas que interpretam a Bíblia de forma literal não se deram por vencidos e continuam a semear a confusão nas suas instituições de investigação, museus, páginas da Internet, livros, panfletos. Insistem que a teoria da evolução está errada e que têm provas científicas para a rebater. O presidente Ronald Reagan fez eco desta propaganda ao referir-se à evolução como «uma teoria, apenas uma teoria científica e, nos últimos anos, tem sido posta em causa no mundo da ciência». E o recém-reeleito presidente George W. Bush assim como alguns membros de peso do seu governo afirmam abertamente serem criacionistas.
É certo que a evolução é uma teoria, mas é provavelmente a mais bem documentada de toda a ciência. (...) Os avanços da genética e da biologia molecular deram um corpo sólido às noções vagas de hereditariedade e de variabilidade com que Darwin e os seus contemporâneos se tinham de contentar."
(adaptado de «De onde viemos ? Polémica científica sobre as origens e a evolução do Homem », Superinteressante, Março 2005)
Para que conste, eu sou agnóstica, quase ateia, mas respeito a crença de cada um ( não confundir crença com obtusidade).
Love and ligth!

27 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não, não confundo crença com obtusidade; na crença é mais difícil de levar a recomnhecer o erro ou o defeito; reconhecendo eu nisto um vago moralismo...
Esse 'ismo' moderno, um tanto anacrónico, não lhe parece fabricação para acríticos?

5:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sobre este assunto, há um bom artigo em www.criticanarede.com

Estou a pensar em comprar o livro "Evolution vs. Creationism: An Introduction" de Eugenie C. Scott. Alguém já o leu?

6:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já agora, gostei do seu espaço!

6:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah...! e achei engraçada a declaração - quase ateia.

Quase!!!?


------
(Se fosse vizinha pagava-lhe um bolinho! Pela lufada d'ar de graça dessa ideia do caraças! Quase...!)

10:21 da tarde  
Blogger Marina said...

Já vi alguns documentarios na TV e ja li esse mesmo artigo na revista.
Nao consigo perceber nem aceitar que alguem interprete literalmente a Biblia...
Ate porque entendo que ciencia e religiao nao sao nem devem ser incompativeis.
Para mim, a questao da escolha nem se poe!

[Agora desculpa o comentario para o vizinho de cima]
[pirata vermelho, quando nao se tem casa, e mt facil andar a prometer bolinhos e gelados na Avenida de Roma! ;-) ]

1:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá querida Jade!
Este texto fez-me lembrar uma famigerada oral que tive no 2º ano, em Filosofia Medieval. Mal comparando, e porque uma parte da matéria não dominava de todo, quando o professor me perguntava: "Então diga-me, fulaninho afirmava que o mundo surgiu por criação ou por emanação?"
A que eu respondia: "Por emanação!..."
E a que o docente, com ar de aterrorizado, afirmava: "Não, menina, por criação!!!"
Filosofia Árabe que eu, na altura, não percebia ou não queria perceber o sentido!
Durante o massacre da oral só me apetecia responder: "olhe, venha o Diabo e escolha!"
Beijos para ti, "quase ateia"!

1:09 da manhã  
Blogger Xica said...

Jade
Um pouco a propósito, ando, só agora, a ler o "Código da Vinci" (n gosto de modas e deixei q esta arrefecesse um pouco). Confesso q adoro os argumentos anti igreja q floreiam o livro.
Qt ao teu post: Todos nos perguntamos de onde vimos e p onde vamos (entre outras quantas questões). Durante mto tempo a resposta a estas questões esteve na religião e, documentalmente, na bíblia. Para os crentes da época de Darwin acredito q fosse difícil aceitar q o q, durante, tanto tempo lhes respondeu ao q perguntavam fosse dado agora como errado até pq a teoria falhava, ainda, em muitas explicações, q mais tarde a genética (mais uma vez) veio preencher. Contudo, hoje em dia são tantas as provas, existe mais uma vez uma resposta (de onde vimos, pelo menos). Por vezes pergunto-me se será a crença ou o orgulho humano em o ser, q trave a aceitação desta teoria tão fundamentada. Sim, porque de ser criado por Deus a descender dos macacos é capaz de ferir o orgulho de qq um q se considere superior ao próximo qt mais a outra espécie animal (o Sr Bush é disso prova). Por outro lado, se o problema é estar-se a “destronar Deus”, não me parece q a crença em Deus tenha que ser posta em causa. Muitos são os cientistas que crêem na existência de Deus. A forma como se acreditava q Ele agiu, por assim dizer, é q foi posta em causa. Admitir um erro (ainda mais um erro em q se acreditou durante milhares de anos) é outra dificuldade da natureza humana. Apesar de tudo as pessoas precisam, algumas desesperadamente, de acreditar e por isso, independentemente do q se possa provar, nunca deixarão de o fazer. Podem sempre alegar q a evolução é obra do diabo p desacreditar a igreja e desviar do caminho as almas q, cegamente, devem acreditar.
De facto, contra a crença de cada um nada tenho q opinar, nem esse direito tenho, mas a verdade é q religião e política andam de mãos dadas e, assim sendo, a menos q seja indiferente ao q me rodeia tenho q me importar com o q o senhores q regem a primeira decidem, pois dessa decisão muito do meu dia à dia vai ser disso reflexo.
Bem, isto talvez tenha sido um pouco confuso, mas é um tema em q tanto pode ser dito (sem se chegar sequer a algum lado) e quase nada é linear.
Beijitos.

12:32 da tarde  
Blogger Prof said...

Ignotu,
Obrigada pela visita e pelas sugestões deixadas. Não li o livro que referes, mas tenho a sensação de já o ter visto mencionado em algum lado.
Pirata-Vermelho,
Digo quase ateia porque isso é uma consequência directa de ser agnóstica. Precisaria de provas para acreditar e como não as tenho, logo sou quase ateia.
Marina e Xica,
tal como vocês referiram, também eu acho que cìência e religião se completam, uma vez que são duas vias que pretendem confortar o homem. Para alguns, a religião trará esse conforto, para outros será a ciência. Xica, uma vez que estás a ler o Código DaVinci, a seguir aproveita e lê Anjos e Demónios. A hipótese colocada pelo autor no início do romance é muito curiosa porque justifica cientificamente a necessidade de Deus.
Minorquinha,
Ai nem me fales em orais e professores de Medieval. Lembro-me logo da resposta de Gaunilon a Santo Anselmo. Claro está que na altura não soube responder. Também, que raio, com tanta coisa para perguntar, foi logo perguntar a resposta. Não podia ter perguntado sobre a argumentação do santo Anselmo?
Beijinhos!
Visconde,
Estamos muito parcos de palavras!

4:13 da tarde  
Blogger A Professorinha said...

Há que ter a mente aberta para todas as ideias.

5:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Jade,
Obrigada pela visita e pelo comentário. Sim, claro que pode colocar um link na sua página: estou certo da boa companhia que terei!

6:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ups... desculpe o erro!

Era "obrigado" que queria dizer!

6:49 da tarde  
Blogger LoiS said...

"Deus" é um ente superior, extra-terrestre, que nos observa algures e analisa a evolução da sua criação. Tal teoria não é incompatível com ambas as correntes que "postaste".

Li à muitos anos um livro perturbador, que ia muito pela teoria da criação do mundo por seres extra-terrestres, o tal DEUS, aliás ELOHIM, cuja tradução rigorosa do hebraico quer dizer DEUSES e não o singular como acabou por ser traduzido.

Tal livro fundamentava a sua análise em muitos textos apócrifos.

Não vos maço muito com isto, é que eu apartir desse momento abri a minha mente para outras teorias !

Bjs e Love an Light

11:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parece-me reducionista, essa semelhança que declara, entre religião e ciência. Então nada distingue o acto de fé do facto demonstrado?

6:56 da tarde  
Blogger Barão da Tróia II said...

Criacionismo isso é o quê? Uma daquelas seitas religiosas parvas? Deve ser com um nome desses só pode.

2:43 da tarde  
Blogger Prof said...

Pirata-vermelho
Claro que há diferenças fundamentais entre ciência e religião. Eu apenas disse que são duas vias de acesso à realidade. Uma, baseia-se na fé e na crença e outra, na razão humana.

12:36 da tarde  
Blogger Xica said...

Passei p desejar um bom fim de semana. Beijitos.

3:00 da tarde  
Blogger Xica said...

Oi
Já te respondi.
Mais uma vez-bom fim de semana. Beijitos.

5:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sempre a velha questão... a ciência e a religião, mas pela minha parte, não tenho dúvidas...passar por este teu cantinho é um prazer e uma aprendizagem:):) Bom fim de semana.

6:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá querida Jade!
Não li o artigo da visão, que dizia?
Obrigada pelas palavras! Sabes, há dias em que me interrogo verdadeiramente sobre a minha utilidade profissional, a sério! Quando escrevi aquele post foi um desses dias!
Beijinho, Lu

1:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom de fim-de-semana, enquanto lá fora o vento sopra e a chuva cai, aqui a beleza impera, neste interessante blogue.

9:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

(... mas!)
Você não precisa de provas para acreditar! Deveria antes considerar a necessidade da demonstração da existência.
Por defeito e por conseguinte, poderia pois entender-se ateia.

11:21 da tarde  
Blogger vinte e dois said...

Sou católico não praticante. tive catequese quando era miúdo, encheram-me a cabeça de histórias e teorias e naquela altura acreditava piamente na criação do mundo por um ser superior. Acreditava em Adão e Eva, no jardim do éden e em todas as explicações que me deram. Quando a Igreja não me conseguía dar resposta a uma curiosidade,inevitavelmente ouvia "são os mistérios de Deus", que servia na perfeição para tapar todos os buracos da religião. A idade trouxe-me uma outra visão da realidade das coisas e hoje em dia não acredito que tenha havido uma "mão superior" que nos tenha moldado. A evolução das espécies passou a ser a explicação mais credível aos meus olhos. Quanto à existência de Deus, é outra história. Nunca o vi, confesso que por vezes chego a duvidar da sua existência, mas sei que por vezes nas horas de maior angústia recorro a Ele e de algumas forma isso alivia-me e dá-me alguma força, mesmo que não passe de uma ilusão.

A Igreja e eu estamos de costas viradas. Não aceito que me venham pedir humildade e que se mostre ostentação!

1:51 da manhã  
Blogger Xica said...

Oi Jade
Ontem mudei de canal e apanhei um excerto de uma entrevista a meio. Pelo que percebi era a um filósofo norte americano que dava consultas, tal como as dão os psicólogos. A diferença entre os dois, segundo ele, é q o psicólogo tenta descobrir o q está mal connosco enquanto q o filósofo tenta descobrir o q está certo. Pelos vistos de acordo com o estado da pessoa ele "receita-lhes" livros de filósofos.
Bem, lembri-me de ti e do dilema porque estás a passar. Beijitos.

10:18 da manhã  
Blogger Prof said...

Xica, no livro "Mais Platão menos Prozac" fala-se exactamente dos filósofos terem consultórios abertos como os psicólogos.
Beijinhos!

8:13 da tarde  
Blogger taizinha said...

Jade, eu deixei recado no meu sítio, mas se calhar é melhor aqui... na revista do SOL deste fim de semana vem um artigo muito engraçado sobre filosofia para crianças. Julgo que vale a pena ler. Não sei se a versão online tem (vou investigar).
Bj.

9:33 da tarde  
Blogger taizinha said...

Sim, a versão online também tem a reportagem:
http://sol.sapo.pt/EdicaoImpressa/6/Tabu.aspx

9:40 da tarde  
Blogger Barão da Tróia II said...

Então e mais posts, ai a preguicite, passsei para desejar boa semana.

2:05 da tarde  

Deixe um comentário

<< Home