quinta-feira, outubro 26, 2006

Papelinhos

Pegando num livro, serenamente adormecido na minha estante, encontrei dois papelinhos rabiscados à pressa. As letras formaram palavras e as palavras recordaram-me tempos idos, quando eu tinha tempo para apontar freneticamente tudo o que lia e, de algum modo, me interessava. Agora, tenho que contar com o que me chega às mãos, quase por artes mágicas.
Primeiro papelinho (por ordem de leitura)
"Onde li eu que no momento final, quando a vida, superfície sobre superfície, se incrustou de experiência, saberás tudo, o segredo, o poder e a glória, porque nasceste, porque estás a morrer, e como tudo poderia ser de outra maneira? És um sábio. Mas a sabedoria maior, nesse momento, é saber que só o soubeste demasiado tarde. Compreende-se tudo quando não há mais nada a compreender."
in O Pêndulo de Foucault, Umberto Eco
Segundo papelinho
"Porque eu sou a primeira e a última. Eu sou a venerada e a odiada. Eu sou a prostituta e a santa."
Fragmento de Nag Hammadi
A frase constante do segundo papelinho esteve afixada no meu quarto, quando eu estudava em Coimbra, até um belo dia a minha mãe se abeirar e perceber horrorizada o que eu tinha em destaque na parede. Em vão, tentei explicar o melhor que pude que não tinha mal nenhum até porque estava lá a palavra "santa". Levei um sermão e tive que retirar a frase. Encontrei-a agora, passados anos...
Love and ligth!

11 Comments:

Blogger Maríita said...

É engraçado, o Pêndulo d Foucault angustio-me imenso quando o li... ainda não sei porquê.

Isto das mães tem muito que se lhe diga, às vezes teimam numas coisas e tentar explicar-lhes seja o que for é claramente missão impossível!

Mas recuperaste os teus papelinhos!

Beijinhos

12:10 da manhã  
Blogger Xica said...

O primeiro papelinho: acho q se resume aquela velha máxima "se eu soubessse o q sei hoje...", ou percebi mal?
A segunda lembra-me a música (e é escusado q agora não me consigo lembrar do nome da cantora): "I'm a bitch, i'm mother,..., i'm a sinner, i'm a saint"
Hoje não dá p mais ;P
Beijitos e bom fim de semana.

10:06 da manhã  
Blogger LoiS said...

Substituo os teus papelinhos pelas músicas, nas minhas memórias.

Love and Light amiga Jade

11:53 da manhã  
Blogger rules said...

Gosto mt de encontrar papelinhos desses, obrigado pela visita e comentário... TUDO DE BOM :)

12:53 da tarde  
Blogger Barão da Tróia II said...

Eu gostei desse livro. Bom fim de semana.

3:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Palavras sábias. Eu tinha a mania para além dos papelinhos, sublinhar ;);) Atenção que neste fim de semana muda a hora :o)

6:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É engraçado como os anos fazem com que coisas, simples papelinhos ganhem vida outra vez. E engraçado como essas simples coisas nos fazem pensar na educação que tivemos, na reacção das mães, naquilo que pensamos na altura, naquilo que pensamos hoje sobre o que se passou. Nunca é pacífica a relação com os pais e com as mães, em particular. António Lobo Antunes diz que é por causa das normas que nos foram impostas versus a afectividade... Não sei!...
Beijinhos, Lu

1:45 da manhã  
Blogger vinte e dois said...

De vez em quando dou uma volta às caixas que tenho fechadas na minha garagem.Não são papelinho que lá encontro, mas todo um conjunto diversificado de pequenas coisas que me recordam momentos da minha vida :)

1:59 da manhã  
Blogger A Professorinha said...

Gostei dessa frase da prostituta e da santa. Gostei bastante.

Muitos beijos

7:50 da tarde  
Blogger Prof said...

Maria,
Adorei o Pêndulo de Foucault e por causa desse livro desenvolvi uma paixão pelos Templários.
Um beijinho!

Xica,
É verdade, o 2º papelinho lembra mesmo essa música. Mentalmente estou a ouvi-la, mas também não me consigo lembrar do nome da cantora.
Beijinho!

Lois,
As músicas também acordam muitas memórias.
Beijinhos!

Rules,
Volta sempre que quiseres e fica bem!

Barão da Tróia,
Cumprimentos e encontramo-nos no teu blog!

Aflores,
Apesar de tardio, obrigada pela tua lembrança relativamente à mudança da hora. Na altura, não sabia mesmo que a hora mudava neste fim-de-semana.
Um beijinho!

Arte,
Acho que vou comprar o novo livro do Lobo Antunes. Será que é bom?
Um grande beijinho!

22,
Tal como tu, também gosto muito de rebuscar nas minhas caixas. Às vezes, são apenas as caixas da minha memória, mas gosto na mesma.
Beijinho!

Professorinha,
A frase tem muito que se lhe diga, não achas?
Beijinho!

3:31 da tarde  
Blogger Xica said...

Jade
Já te respondi lá no meu blog. Beijitos.

4:10 da tarde  

Deixe um comentário

<< Home