segunda-feira, outubro 30, 2006

O melhor português

A RTP lançou um desafio à população em geral que é a escolha do melhor português. Parece que há uma lista previamente definida para que o público possa então escolher o melhor português. Ainda não vi essa lista, mas parece que há alguma polémica à volta do facto dessa lista, inicialmente, não incluir nomes como Salazar ou Marcelo Caetano. A explicação dada pela RTP é que alguns nomes entrariam faseadamente. No entanto, não é essa polémica que me leva a escrever este post, mas sim a vontade de dar o meu humilde contributo para essa lista, acrescentando alguns nomes que certamente não estão lá contemplados. Assim, eu começaria por uma figura que é um ícone em terras algarvias e que dá pelo sugestivo nome de Zézé Camarinha. O Zézé Camarinha é, quiçá, o maior engatatão de todos os tempos em terras lusas. Por ter contribuído de uma forma inegável para a promoção do nosso país junto a incautas "camones", eu penso que é justo que lhe seja prestado tributo. Outro nome que eu penso que deve incluir a lista é o de José Castelo Branco. Castelo Branco representa o "verdadeiro artista", exímio domador de leões, trapezista social, "palhaço" a tempo inteiro. Pelas suas multifacetadas apetências e por ser o mais chique dos portugueses, eu penso que Castelo Branco é um nome a considerar. Na área da visibilidade social, conseguindo mesmo, ultrapassar Castelo Branco, proponho o Emplastro. O Emplastro é, porventura, o português que mais vezes apareceu na televisão. Por isso e por ser também extremamente fotogénico, considero fazer todo o sentido a inclusão do Emplastro na lista. No campo político proponho Manuel Maria Carrilho por personificar a seriedade, autenticidade, fair-play em debate com os seus adversários e, incontestavelmente, por trazer para Portugal essa novidade espectacular de utilizar Bárbara Guimarães e seu rebento em campanha política por ruas da capital. Floribella é o nome que se segue. Por ter levado à histeria milhares de criancinhas portuguesas, por ter lançado a moda das saias rodadas com tule a aparecer por baixo e por ter dado um contributo inestimável para a língua portuguesa com o seu "hiper-super.........não sei o quê fixe", faz sentido que se lhe preste homenagem. Na música, confesso ter alguma dificuldade em escolher, tantos são os talentos nesta área. Depois de muito reflectir, decidi que Zé Cabra é aquele que melhor ilustra esse fenómeno tão português que é a música "pimba". Pela riqueza das letras, sonoridade melodiosa da voz e inovador visual, penso que Zé Cabra é o que melhor pode representar a música. Gostaria também de incluir o padre Borga, por razões óbvias, mas tenho medo de ferir susceptibilidades e eu sou uma pessoa muito respeitadora. Agradeço que me enviem as vossas sugestões para que possamos acrescentar mais nomes à lista.
(Ai que me faltou o Vale e Azevedo...)
Love and ligth!

27 Comments:

Blogger Maríita said...

Ai menina os espécimenes que tu conheces, valha-me Deus! Podes não acreditar mas eu alguns deles só os conheci porque já tinha vergonha de não saber quem eram. É demais estar sempre de fora das novidades portuguesas e das conversas do metro...Quanto à Floribela conheci-a ontem sob o nome de Floriseca pela mão dos Gatos ;)!

Quanto à minha escolha, sendo só uma, o Infante D. Henrique. Gosto de homens inteligentes...é um fraquinho meu.

7:09 da tarde  
Blogger Prof said...

Visconde,
Sejas bem aparecido! Pensei que depois do encerramento do Condado não voltarias a dar um ar da tua graça...
Quanto à tua escolha, percebo as razões.
Fica bem!

Maria,
Não é no metro que eu fico a par das novidades porque dadas as dimensões da minha cidade facilmente nos deslocamos de um lado para o outro, mas no cabeleireiro onde, enquanto espero, vou folheando aquelas revistas cheias de notícias sem interesse nenhum.
Quanto à tua escolha, excelente opção. Ainda por cima foi governador da Ordem de Cristo.
Beijinho!

9:43 da tarde  
Blogger Barão da Tróia II said...

LOL. Boas escolhas, deixa-me acrescentar o Diogo Alves, além de grande atirava a malta do alto do Aqueduto, Pedro Caldeira, pode não ser muito grande,mais tem uns grandes C... pois fecundou uma montanha de malta. Boa semana.

11:21 da tarde  
Blogger Prof said...

Barão,
Óptimas escolhas!
Boa semana!

11:31 da tarde  
Blogger Xica said...

Nada a apontar às tuas escolhas, assino por baixo. Se me permites acrescento as seguintes: Valentim Loureiro, Alberto João Jardim, Ferreira Torres,... bem, a ir por aqui acho que a lista não terminava.
Beijitos.

2:00 da tarde  
Blogger Prof said...

Xica,
Na linha do Ferreira Torres não podemos escamotear o nome de Fátima Felgueiras.
Bom feriado!

2:15 da tarde  
Blogger A Professorinha said...

Que se lixe a lista! Então não é que podia ter votado em mim para melhor português??? Ou tu em ti????

Beijinhos da bruxa da professorinha (feliz dia das bruxas)

9:25 da tarde  
Blogger Marina said...

Mas que bela lista!
loooooooooooooooooooooooooool
Tal é o nível, que nem sei qual deles escolher...
Ja estou baralhada!

Beijitos e bom feriado!

11:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E porque não a ministra da educação'
Olha, o programa "Eixo do mal" tem um blog que é : opiorportugues.blogspot.com, onde podemos votar!
Eu depois da querida ministra só me ocorre mais um que me enche a paciência todos os dias, sobretudo em filas de correios, de autocarros, para tirar senhas de qualquer coisa, caixas de supermercados, etc, etc: O Xico Esperto!!!
Bom feriado linda, Lu

2:11 da manhã  
Blogger vinte e dois said...

Boa Jade! Não te conhecia esta faceta tão bem humorada. A imagem que tenho (tinha) de ti é de uma mulher muito séria e que ri pouco. O facto de não conhecermos as pessoas e de nos guiarmos simplesmente por alguns indícios pode levar a criarmos uma imagem por vezes errada das pessoas ;D O que é certo é que me ri com o teu post. Acho que acertaste em cheio nalgumas das peças que tinham ficado esquecidas. Vou acrescentar uma: e que tal o joão Baião?
Um muito bom feriado :)

O CP deixou um comentário para ti no meu blog.

4:00 da manhã  
Blogger Prof said...

Professorinha,
Eu votava em ti para melhor professorinha, mesmo sem te conhecer...

Marina,
Devias ter deixado um nomezito para embelezar a lista...

Arte,
Cheguei a pensar em incluir a Milu mas achei que ia estragar uma lista tão bonitinha...
Adorei o Xico Esperto!

22,
Ai rapaz, a ideia que tu fazias de mim. Se me conhecesses pessoalmente ias verificar que sou nada assim como tu me vias. É engraçado, porque não imaginava que fazia passar essa imagem. Isto dos blogs é mesmo giro...
Vou ver o comment.

Beijinhos para todos e mesmo para os ausentes.

11:03 da tarde  
Blogger vinte e dois said...

Realmente, já não tenho bem a mesma ideia a teu respeito, mas mesmo assim ainda me custa um pouco imaginar-te como uma pessoa que entra com facilidade em brincadeiras de conversa à hora do almoço :) A forma como escreves, muito séria, quer nos posts, quer nos comentários, sem um único smile que indique o teu estado de espírito levam a pensar que és uma pessoa não muito dada ao humor.
Na própria foto dos teus olhos, parece que estás muito séria. As sobrancelhas levantadas dos lados e baixadas no centro junto ao topo do nariz indicam que não te estavas a rir :)
Olha agora para o que me deu, fazer um "estudo" sobre a tua personalidade ;D

1:26 da manhã  
Blogger Xica said...

Também me lembrei dela e do Isaltino, mas, como disse, a lista depois não terminava.
Beijitos

10:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não consegui "commentar" em anteriores tentativas. Tinha uma lista que continuava a tua ( pois concordo com as tuas escolhas ), mas tb não se perdeu nada ;^)

Bjs irreverentes e muito Love and Light

12:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Posso apelar para que coloque na lista o actual Primeiro-Ministro?
Muito Obrigada

2:59 da tarde  
Blogger Prof said...

22,
O facto de não mostrar o meu estado de espírito não significa que não seja capaz de me rir e de dizer disparates. Como já deves ter constatado raramente digo se estou bem-disposta, triste , feliz e quase nunca falo da minha vida. Isso tem apenas a ver com o facto de querer, por agora, permanecer o mais incógnita possível. Se calhar, à medida que for ficando mais descontraída, vou passar a dar mais um ar da minha graça.
Beijos!

Xica, Lois,
Beijinhos para vocês!

cfreitas,
Incluiria o primeiro-ministro, assim como a ministra da educação.
Volte sempre que quiser!

4:17 da tarde  
Blogger vinte e dois said...

Vamos então aguardar pela outra faceta da Jade :)

Bjs

5:40 da tarde  
Blogger CP said...

LOLOLOLOL
Muito muito bom!
De facto faltou o sr.vale e azevedo mas tb não há mal que esse aparentemente não vai a lado nenhum nos tempos mais próximos.
:P

6:37 da tarde  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Gostei sim senhora! Fizeste boas escolhas! bjs

8:18 da tarde  
Blogger Prof said...

cp e amigona,
Obrigada pela vossa visita.
Beijinhos!

12:30 da manhã  
Blogger asdrubal tudo bem said...

Este teu post está brilhante. Eu não tenho visto os programs, só bocados, acaba muito tarde. claro que é um tema difícil de agradar a todos mas pelo menos teve a vantagem de ensinar um bocad omais da nossas História a muita gente. Ouvi algumas entrevistas na rua e havia muita gente que sugeria gente muito perto dessas tua lista.

7:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá! Passei só para dizer que gostei do retrato que fizeste de Portugal (infelismente é assim); e que acho que na aleição do "melhor português" podes votar em quem quiseres. Os nomes que lá estão são apenas sugestões. Obviamente que as pessoas realmente importantes para nós (pessoalmente) devem ser homenageadas todos os dias.
Fica bem.

12:11 da tarde  
Blogger taizinha said...

Eu votava no José Carlos Malato. Ele sabe tudo e é "tão feliz" em todo o lado... Quem melhor do que uma pessoa assim para "o melhor português"?

6:16 da tarde  
Blogger Prof said...

Asbrubal e Vidinha,
Obrigada pela vossa visita. Voltem sempre que quiserem.

Taizinha,
Provavelmente o Malato será o português mais bem disposto de sempre...
Um beijinho!

8:52 da tarde  
Blogger Geoca said...

Tung! (Que é como quem diz olá em Albanês)
Andava eu pela linha de comboio dos blogs quando resolvi sair na estação do ponto cardeal para ver esses magníficos trabalhos artísticos que são os teus azulejos (posts).
Gostei muito dos teus candidatos a “O melhor Português”. De facto o toque que deste a área da visibilidade social foi de mestre, não poderia ser melhor. Por acaso já o apanhei várias vezes no Mário Duarte, quando frequentava para aquela bela instituição denominada de UA.
E o da música então, foi magnífico. Até porque ele representa muito bem o nosso país, pois soube lá em Itália, que ele atingiu o primeiro lugar do top musical na Rússia.
Agora vou apanhar o próximo comboio, uma outra estação me espera.
Nje Puthje, lamtumirë! (Um beijo, Adeus!).

11:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A tua escolha é bastante diversa, sinónimo talvez, da dificuldade que todos nós teremos em fazer a nossa selecção. É que são tantos a "O Melhor Português", qual deles com as melhores qualidades, que serei injusto na minha escolha, Sendo assim fico pela prata da casa e escolho (já que não posso dar o voto a mim próprio) a minha mulher, que, para além de variadas qualidades pessoais, intelectuais e físicas, é médica, funcionária pública a ganhar um ordenado miserável, atura broncos /malucos q.b. e ainda tem coragem (para além dos impostos em dia) de me aturar há mais de 24 anos de casados!! Votem nela...NANI para os amigos!

5:33 da tarde  
Blogger Z said...

Ui tantos que ficam de fora:
Pedro Santana Lopes (política)
Pinto da Costa (Desporto)
José Cid (Música (???))
Major Valentim Loureiro (Desporto, Política, venda de frigoríficos)
Alberto João Jardim (Comédia)
Batatinha
Ana Malhoa (pela inocência)

sei lá podia aqui ficar mais um bocado a pensar e acho que a lista continuaria a crescer, mas não vale a pena, alguém ficaria sempre de fora!
Beijinhos!

1:09 da tarde  

Deixe um comentário

<< Home