segunda-feira, dezembro 11, 2006

Disparates

Acabei de corrigir todos os testes. Agora só para o ano é que há mais. Uff! Sei que tinha prometido que o meu próximo post seria a continuação da história da Mel mas não podia deixar de partilhar convosco duas preciosidades que li nos testes que corrigi. Se os restantes alunos não tivessem respondido correctamente, eu começaria a pensar que a minha mensagem não tinha passado, mas parece que foi apenas falta de estudo, imaginação a mais, quem sabe?... Mesmo para os leigos no tema (como eu!), desafio-vos a encontrar os disparates.
Teste X - a questão era: Distinga preformismo de epigénese.
Resposta: A teoria do preformismo diz que um homem de grande tamanho está dentro de um ovo, causado pelo espermatozóide e pelo ovário. A teoria da epigénese diz o contrário, que o ovo interage com o meio ambiente sendo um homem de tamanho normal.
Teste Y - a questão era: Defina ADN.
Resposta: O ADN é uma combinação de neurónios em que estes neurónios têm um núcleo, uma membrana e um citoplasma, desse citoplasma existem os cromossomas, esses cromossomas têm a constituição de genes, desses genes existem as bases azotas, um açucar e um desoxirribose. Portanto, o ADN é uma espécie de hereditariedade genética própria de cada ser humano. A existência do ADN no nosso corpo serve para distinguir a nossa genética dos outros seres humanos. Mas como se diz "somos todos iguais, mas diferentes".
Não é minha intenção gozar, até porque já falei com os alunos em questão e juntos corrigimos os erros, mas apeteceu-me partilhar aquilo que é o nosso trabalho diário e a frustação que sentimos quando a generalidade da turma diz disparates enormes, mesmo depois de termos feito o pino a leccionar a matéria. Não foi o caso, foram apenas estes dois alunos. O resto saldou-se por algumas excelentes respostas e outras médias.
Voltarei rapidamente porque agora tenho mais tempo. As avaliações estão já alinhavadas e o resto das aulas preparadas.
Love and ligth!

22 Comments:

Blogger CP said...

parece-me que os jovens cada vez mais "marram" e menos sabem... pelo menos é isso que vejo das respostas, principalmente a do ADN, tal é a pressa de colocar em papel tudo aquilo que se decorou que sai asneira e tudo completamente misturado...
E ainda dizem que a filosofia não é necessária... o que os jovens aparentemente não sabem fazer é pensar!
Boa sorte!

3:38 da tarde  
Blogger Prof said...

cp
É isso mesmo! Na pressa de tudo decorar, nem sequer param para pensar naquilo que estão a escrever.

3:51 da tarde  
Blogger Xica said...

Sabes no fim de semana anterior (o de 02/12/06) estive a ajudar a minha prima a estudar esta matéria, que ia ter um teste de psicologia.
Confesso que já não me recordava de muitas coisas (algumas até duvidei se teria aprendido na minha altura). Mas gostei de relembrar.
Acho que, por vezes, quando não entendemos bem alguma coisa e temos preguiça (ou mesmo vergonha, ou orgulho, quem sabe) de perguntar ao professor optamos por tentar decorar. Só que isto nem sempre resulta e no meio do nervosismo sai asneira da grossa. Quando entendemos mesmo a matéria, ainda que por outras palavras e mais ou menos fluentemente conseguimos fazer passar para o papel a ideia de que realmente compreendemos.
É claro que o prof não tem um dedo que adivinha se entendemos e se os outros todos se "desenrascaram" é porque de facto estás a conseguir passar a mensagem,don't worry.
Beijitos.

4:46 da tarde  
Blogger taizinha said...

O decorar tem destas coisas, sim. Quando o meu filho começou a estudar Filosofia, há um ano atrás, ficava admirado por eu saber tirar-lhe algumas dúvidas, sendo eu de matemática e sabendo ele que eu não estudava aquelas coisas. (Fez-me lembrar os bons tempos em que eu considerava o meu pai um ídolo dono de toda a razão – agora só tem alguma… às vezes nenhuma… outras toda, pronto!). Tive de explicar-lhe que a vida tinha ajudado muito mas, sobretudo, saber português era fundamental. Então analisávamos palavra a palavra até ele perceber o significado de cada uma. Não fiz dele um grande Filósofo mas espero ter feito dele um melhor falante e escritor. A prova chegou ontem, 17 valores a Português, teste sobre "Texto do tipo argumentativo". As notas da turma foram fracas e ele brilhou (nota: ele é um aluno médio, 12s, 13s, 14s)

10:04 da tarde  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Amiga, você é uma velha e cruel megera! Então não percebeu as respostas, sua incompetente!!

Na 2ª, a criança está a explicar o cérebro da senhora Ministra da Educação!

E na 1ª, explica, e bem, o processo de gestação do Pinto da Costa!

Dark kiss.

11:33 da tarde  
Blogger FL said...

Hehe parece que estudaram a matéria num intervalo dos morangos ou de outra fonte de distracção.
Também podes por a hipótese de eles não saber que haviam de responder então tentaram a sorte )antes0,5 pontos do que 0).
A minha mãe era professora do 1º Ciclo e também deparava-se com cada resposta.

12:03 da manhã  
Blogger José Manuel Dias said...

..nada como coisas concretas...

2:10 da tarde  
Blogger Capitão-Mor said...

Bom acho que estas "bacoradas" fazem parte do quotidiano de um professor, não é verdade? E como estão as pautas das tuas turmas no geral? Uma coisa que gostava de ter perguntar faz algum tempo. Achas que a Filosofia e a sua linguagem específica são facilmente perceptíveis para os adolescentes? Eu recordo-me perfeitamente que estranhava imenso algumas palavrase não simpatizava com a disciplina. Só alguns anos mais tarde passei a apreciar a Filofia assim como a generalidade das ciências humanas.
Bom descanso!

4:20 da tarde  
Blogger Prof said...

Xica,
É isso mesmo. Como o resto da turma respondeu adequadamente, sei que no essencial a mensagem passou.
Beijinhos!

Taizinha,
Tocaste no cerne da questão: a maior parte dos alunos tem profundas dificuldades em entender e escrever correctamente Português. Muitas vezes, há uma correlação directa entre os maus resultados a Filosofia e essa dificuldade. E respondo já ao Capitão: cada disciplina tem a sua terminologia própria. No caso da Filosofia, lidamos, muitas vezes, com conceitos abstractos. Eu tento sempre, na medida do possível, adequar o meu discurso ao nível dos alunos e recorrer a exemplos do dia-a-dia para que possam compreeender melhor as matérias. Não gosto de grandes frases, grandes chavões para mostrar que sou professora de Filosofia. Prefiro que eles retenham alguma coisa, por mais simples que seja, do meu discurso.
Actualmente a Filosofia está bastante direccionada para o cultivo das atitudes e dos valores e se eu conseguir abrir-lhes os horizontes, um bocadinho que seja, já me dou por feliz.
Parabéns ao teu filho, Taizinha!

Klatuu,
Sou mesmo incompetente... não me tinha apercebido de uma coisa tão simples... Eh, eh, eh!

fl,
O problema é que nem 0,5 tiveram...

Capitão,
Já te respondi no comentário da Taizinha. De uma maneira geral, não tenho más notas. A Psicologia é fácil se estudarem o mínimo indispensável.
Beijinhos!

11:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não foi falta (nem problema) de comunicação. Eu diria que foi mais, duas ovelhas que sairam do rebanho;) Quando cheguei à parte do ADN lembrei-me logo que, "uso óculos por causa do ADN"....Afastamento da Data de Nascimento :)))))))

9:03 da tarde  
Blogger Marina said...

ADN ainda dou uns toques!
Agora quanto ao preformismo e epigenese, acho q a minha resposta seria ainda inferior a do teu aluno...Isso agora aprende-se em q disciplina? Psicologia 12?
Ja n me lembro de muito, mas acho q nao aprendi isso!

Beijitos e bom resto de semana!

12:37 da manhã  
Blogger Carla Dias said...

Olá, se não aparecessem testes com umas respostas interessantes não seria divertido corrigi-los :) Jinhuss

Carla Dias

2:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh minha querida amiga, como eu tecompreendo... Os disparates se, por um lado nos frustram, por outro são pausas humorísticas na correcção dos testes. Quando os alunos se armam em cassestes e resolvem desbobinar, acontece isto!
Beijinho grande, Lu

1:10 da manhã  
Blogger taizinha said...

O modo de vida das pessoas mudou substancialmente nos últimos anos. Os miúdos hoje dispersam-se com muitas actividades extra-curriculares e muita oferta de outras coisas (fruto, e ainda bem, das novas tecnologias). Cabe-nos a nós, pais e professores, orientá-los para não se perderem. Há tempo para tudo se o souberem gerir bem. O grande problema surge quando nós temos dificuldade em gerir o nosso próprio tempo. Que exemplos lhes damos? E nem todos os pais têm possibilidades de fazer aquilo que eu apregoo, eu também sei…
Fui, esta semana, a uma reunião com todos os representantes dos encarregados de educação nos conselhos de turma, de todas as turmas da escola, organizada pela Associação de Pais. Admiro os pais, das Associações de Pais, que se dedicam a estas coisas. Acho sempre que é um trabalho inútil. Eles nunca desistem, contudo… Eu estava lá como representante. Faltaram quase todos os outros… estávamos uma meia dúzia. Poucos mas bons! Mas os que lá estavam sabem o que andam a fazer, e os outros?
Já estou a divagar, desculpa Jade…

1:24 da tarde  
Blogger Prof said...

Aflores,
Até já tenho pesadelos com o ADN!
Bom fim-de-semana!

Marina,
Esta matéria é leccionada em Psicologia A 11º ano, mas tembém em Psicologia B 12º ano.
Beijinhos!

Carla,
Também tens razão. Alguns testes arrancam-nos umas boas gargalhadas!
Beijinhos!

Arte,
Que saudades tuas! Parece que não falamos há séculos. Também encontraste muitos disparates nos teus testes?
Beijinhoe e bom fim-de-semana!

Taizinha,
Concordo com a tua análise, no entanto, não sou grande defensora de encher os miúdos de actividades. Acho que os devemos deixar ser crianças e/ou adolescentes. Quem é que me contou que tirou o filho do prolongamento escolar porque até o cão já tinha saudades de brincar com o miúdo? Acho salutar que os miúdos se envolvam numa actividade, num desporto, mas alguns casos que eu conheço em que eles têm natação, futebol, karate, equitação... não há tempo que resista!
Beijinhos!

Bom fim-de-semana para todos!

10:25 da tarde  
Blogger Prof said...

FL,
Não consigo comentar no teu blog. Deve ser por ser um blog beta ou lá como se chama. tentei como outro e também não consegui. Tenho pena...
Um beijinho!

10:38 da tarde  
Blogger FL said...

Estranho Jade. Deve ter sido algum problema do servidor. Quando puderes tenta novamente. Tenho muito gosto em ler os comentários dos leitores. :)

1:48 da manhã  
Blogger Barão da Tróia II said...

Olha eu sou daqueles imbecis que acha que a Filosofia devia ser disciplina obrigatória, desde o 1º ano ou até antes na primária, se possível. Saber pensar é algo que cada vez mais se constata, ser algo que menos pessoas conseguem. Boa semana.

3:07 da tarde  
Blogger Xica said...

Jade
Espero q esteja tudo bem contigo.
Venho só deixar-te um beijito e desejar que passes bem esta quadra.

1:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ho ho ho passei por aqui para desejar Bom Natal outra vez ;) (estava com saudades)

4:00 da tarde  
Blogger A Professorinha said...

Vim desejar um Feliz Natal e um Ano Novo Fantástico.

Muitos beijos

10:05 da tarde  
Blogger LoiS said...

Felix Quadra, aguardo-te serenamente ;)

Bjs

11:59 da tarde  

Deixe um comentário

<< Home