segunda-feira, janeiro 08, 2007

Uma maravilha de Portugal

O país anda numa onda de eleger os melhores portugueses e agora, também, de eleger as sete maravilhas de Portugal. Ora, eu não podia perder a oportunidade de publicitar a minha cidade porque é nela que se encontra uma maravilha arquitectónica, digna dos melhores engenheiros que há certamente por esse mundo fora, obra emblemática, arrojada e multifacetada. Sei que devem estar curiosos. Tratar-se-á de um museu? Não, não é um museu; temos o de Santa Joana que é lindíssimo mas não é dele que se trata. Será um estádio de futebol? Não, também não. Temos o Estádio Municipal que pode albergar 30 mil adeptos, mas que normalmente se encontra às moscas. E um centro cultural? Sim, também temos um Centro de Congressos muito bonito, instalado numa antiga fábrica mas ainda não é disso que se trata. Um mercado? Bem, temos um mercado que foi totalmente renovado, está prontinho, limpinho, a brilhar, pronto a ser utilizado, mas acho que ainda ninguém percebeu muito bem porque é que continua encerrado. Não, não é o mercado. Uma igreja, um edifício, um túnel?!!! Não, meus amigos. A obra emblemática, arrojada e multifacetada trata-se de uma ponte! É um milagre da construção civil, senão vejamos: o seu declive acentuado torna-a num emblema da freguesia de Esgueira; ergue-se altaneira, perscrutando o horizonte, dominando o casario em seu redor. É arrojada, fruto do trabalho visionário de engenheiros competentes, construída por não menos competentes trabalhadores que demasiado tarde se aperceberam da pérola arquitectónica que estavam a erguer. É multifacetada ou melhor dizendo, multiusos: serve para manobras radicais de skatters, para um descontraído passeio até ao topo e para os exercícios diários dos pupilos da GNR que aí exercitam os seus músculos fazendo séries de subidas e descidas ao som da voz do instrutor. Só não serve para aquilo que devia servir: circulação automóvel, mas também temos que perceber que é todo um novo conceito que está aqui em causa. Futuramente as pontes não terão que servir necessariamente para a circulação automóvel; servirão, apenas e só, para "embelezar" a paisagem, colocando assim Aveiro no ranking das cidades como aquela que melhor se relaciona com o ambiente ( por ambiente entenda-se aqui o equilíbrio paisagístico e urbanístico).
Proponho, assim, a ponte que deveria ligar Esgueira às Agras como uma das sete maravilhas de Portugal. E vocês, não têm propostas?
Love and ligth!
PS. Por algum obscuro motivo não consigo postar as imagens da dita cuja. Tentarei mais tarde.

18 Comments:

Blogger taizinha said...

Olá Jade, tenho andado desaparecida. Vejo que já andas mais bem disposta, a avaliar pelo post :-) Vou pensar numa alternativa na minha zona... não devem faltar, com Trafaria, Fonte da Telha e, agora, o mar a querer engolir-nos...

6:50 da tarde  
Blogger FL said...

Aquilo não é uma ponte Jade mas antes um circuito de alpinismo para iniciados ;)
Será que a tua dificuldade em arranjar imagens se deva a das autoridades locais?
Gostei do teu post. Estou a pensar, conjntamente com outras pessoas, em criar um blog sobre a cidade/região de Aveiro. Se estiveres interessada :)

11:04 da tarde  
Blogger Barão da Tróia II said...

Proposta para Melhor Português - Alberto Maçarico, engraxador
Proposta para Melhor Portuguesa -
Deolinda Esteves, peixeira
Proposta para a Maravilha - Saída da portagem do A1 em Alverca no sentido Norte/Sul
Boa semana

9:42 da manhã  
Blogger A Professorinha said...

Eu ainda nem consegui ver as 7 maravihas velhas... acho que não posso propôr nenhum nova não é?...

Beijos

10:04 da tarde  
Blogger Prof said...

Fl,
Já me tinham falado nessa ideia de criar um blog sobre Aveiro. Não me posso comprometer porque o tempo é pouco, mas sempre que possa, darei uma ajudinha, com muito gosto...
Beijinhos!

Taizinha,
Já tinha saudades tuas. Ainda bem que regressaste!
Beijinhos!

Barão,
As tuas propostas são sempre do melhor.
Boa semana!

Professorinha,
Propõe à vontade!
Beijinhos!

2:02 da tarde  
Blogger LoiS said...

Elefante Branco como monumento, sito em Lisboa ! Pérola Negra no Porto !

Algumas casas de Bragança também poderiam fazer parte da lista uma vez que até na revista TIME apareceram.

Mais... bem, a minha mente não dá para mais !

lol

PS. Gostaste?
Bjs Carnais!

2:34 da tarde  
Blogger Maríita said...

Realmente porque é que uma ponte tem que unir dois lados que de outra forma teriam dificuldade de comunicação? Não me ocorre nada melhor...

Pela ordem de ideias que apresentas, proponho como maravilha das maravilhas, o primeiro quarteirão da Av. da Liberdade (direcção Restauradores- Marquês de Pombal) tem lá um edifício lindo, tão lindo, mas tão lindo que nem em Ermesinde se lembraram de um assim!

Beijinhos

2:41 da tarde  
Blogger LoiS said...

Estou mesmo a meter-me ctg. Não te apoquentes.

Muitos bjs e Love and Light para ti !!!!

Tens lá mais provocação no meu sítio !!!!!

;>*

4:19 da tarde  
Blogger Capitão-Mor said...

Mas que raio de mania é essa que está a assolar o país, em que têm de existir eleições do melhor disto e daquilo? Só mesmo num Portugal onde a medíocridade faz parte do quotidiano.
Listas do melhor de Portugal? Não sei se sabes, mas sou um pouco sulista, por isso aqui vai:
- Colares/Sintra
-Belém/Lisboa
- Sagres/Algarve
-Área do Castelo de São Jorge/Lisboa
- Estrada do Guincho/Cascais
- Caminha/Minho
- Ponte de Lima/Minho

9:33 da tarde  
Blogger Prof said...

Lois,
Já te respondi lá no teu canto.
Beijos também carnais para ti.

Maria,
A ponte serve efectivamente para unir Esgueira às Agras, mas o problema é que nunca chegou a ser utilizada. Está fechada desde que a obra foi concluída, vai para dois anos. Caricato, não?
Beijinhos!

Capitão,
Concordo contigo relativamente à mania de eleger os melhores tudo...
Beijinhos!

9:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Na eleição do "Melhor Português", não participei. Aliás, falta lá o candidato principal, o cidadão anónimo (todos nós), como tal não liguei. Quanto ás 7 Maravilhas de Portugal já votei, mas em nenhuma ponte :):):)

6:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...mas fiquei curioso com a "tua ponte". Falta a foto :)

6:48 da tarde  
Blogger Z said...

Fiquei muito curioso quanto à ponte até porque nem sequer conheço Aveiro!
Uma ponte rodoviária que fomenta actividades lúdicas ao ar livre e travessias pedonais é se facto uma maravilha! E aposto que os ambientalistas também devem concordar contigo!
Beijinhos e até breve (parece que estou de volta, embora tenha prometido a mim mesmo que ia trabalhar mais e blogar menos!)

9:03 da tarde  
Blogger Marina said...

Jade, por incrível que pareça, eu não conheço essa dita ponte (só da TV. Mas acho que da proxima vez que visitar a cidade, não posso deixar de ver tao ilustre monumento! ;-)

Eu proponho votar para melhor maravilha de Portugal os jardins em frente ao Mosteiro de Alcobaça.
Oooooooooooooops...esqueci-me!
Já não temos jardins, mas agora em frente ao Mosteiro temos uam espécie de campo de ténis feito com areia da Nazaré...

11:10 da tarde  
Blogger Prof said...

Aflores,
Infelizmente não consigo postar as imagens mas a dita cuja já apareceu mais do que uma vez no Nós por cá da Sic.
Beijinhos!

Olá Z! Sejas bem aparecido! Padeço do mesmo problema: muito trabalho e pouco tempo para o resto.
Beijinhos!

Marina,
Já tinha ouvido falar dessa obra. Não foi aí que uns degraus históricos ficaram enterrados?
Beijinhos!

12:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tive saudades e apareci. Estive de molho a semana toda, já não tinha assim uma gripe desde criança!
Olha, assim maravilha, maravilha... Tenho em frente à minha cas, como já mostrei, uma rua que acaba em terra batida... e o altaneiro castelo, esse sim bem lindinho!
Ainda bem que andas melhor! Beijinhos amiga, Lu

12:10 da manhã  
Blogger taizinha said...

Ora cá estou eu (mais vale tarde que nunca); escolhi o metro de superfície de Almada.

A ligação Corroios-Cova da Piedade "ficará concluída até final do ano", garante o presidente da concessionária Metro Transportes do Sul (MTS), José Luís Brandão, o que faz prever que o metro comece a funcionar antes de toda a obra estar pronta, como já o havia admitido a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, até porque a totalidade do troço prevê-se concluído apenas em "Dezembro de 2007", anuncia o presidente da Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Miguel Relvas. No entanto, e apesar da previsão, José Luís Brandão esclarece "ainda não haver data marcada para o início das obras que ligam Almada a Cacilhas". Notícia retirada de: http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=7036 – datada de 24-05-2006

Pois bem, o troço Corroios-Cova da Piedade está pronto e o resto? Não se sabe quando vai ficar devido a um impasse entre a CMA e a concessionária. Entretanto lá está Corroios - Almada pronto, Almada - Universidade pronto. O problema é o buraco (no meio) em Almada. Será que um comboio que usasse red bull funcionaria? É que só voando mesmo, porque não se vislumbra consenso.

9:41 da tarde  
Blogger AnaCristina said...

Volto à blogosfera e divirto-me a ler-te... Essa ponte aprece na SIC naquela rubrica "nós por cá"...


Fixe... prós skatters!

bom fim de semana

5:39 da tarde  

Deixe um comentário

<< Home