quinta-feira, maio 24, 2007

Publicidade




Quando estamos doentes, inevitavelmente, acabamos por vegetar em frente ao ecrã de televisão; eu não sou, obviamente excepção. Durante esta semana estive adoentada e numa dessas minhas minhas estupidificantes tardes deitada no sofá, dei por mim a ver "com olhos de ver" a publicidade que passa nos diferentes canais. A minha primeira reflexão vai para os anúncios a produtos que limpam, desinfectam, desentopem, etc. Porque é que os senhores publicitários insistem em mostrar cozinhas escandalosamente sujas, fogões carregados de gordura, sanitas impróprias para uso, etc, etc, etc... ? Será que alguém, com normais hábitos de higiene, alguma vez deixaria a sua casa chegar a tal ponto? Atribui a este tipo de anúncios a classificação de "desmesuradamente exagerados". Há um anúncio a uma marca de ice tea que eu confesso não conseguir atingir o alcance da piada (se é que ela existe) - mudasti? Qual é objectivo? Fazer passar a ideia de que mudamos depois de beber um gole de tal bebida? Se alguém souber qual é o objectivo, por favor elucide-me. A este atribui a classificação de "sem nexo". As considerações seguintes vão para o anúncio do "trim, trim, trim, trim" ao qual atribui duas classificações: "o mais irritante" e o "mais patético". Relativamente ao primeiro aspecto, penso que não preciso de explicar por que é que ele é irritante; basta ouvir. Em relação ao segundo aspecto, nada mais patético do que imaginar três adolescentes, cheias de más intenções (ou boas, depende da perspectiva) na sala de um quarentão, ao meio da noite. Outro tipo de anúncios que também mereceram a minha atenção foram os dos detergentes para a roupa ou então para a louça. Um destes anúncios, em particular, diz qualquer coisa deste género «o único a desenhar um sorriso na cara das mulheres». Mulheres? Porquê mulheres? Até parece que é tarefa exclusiva das mulheres lavar louça. Sorriso? Sim, nada pode dar mais felicidade a uma mulher do que um copo cintilantemente a brilhar! Ai, ai, senhores publicitários, estão ultrapassados! A estes atribui a classificação de "vergonhosamente sexistas".

Por outro lado, há excelentes anúncios que denotam uma imaginação fantástica. Mas vou deixar essa análise para os meus blogamigos. Quais são os vossos eleitos?



Love and ligth!

26 Comments:

Blogger Cristina said...

Já desisti de ver televisão... os anúncios publicitários são simplesmente... humm... sem palavras!!

Mas acho que sigo um pouco a moda do "Perfeita perfeita... é a SuperBock"... e as da Millenium BCP com o mesmo Bruno Nogueira. O homem é um prato!

Mas um dos meus favorito não dá há imenso tempo... era um perfume masculino e o slogan era "Só para homens - os rapazes ainda vão ter de esperar" e o modelo era um senhor de uma idade já avançada, mas de um charme incontestável!! Não me esqueço daquele azulão dos olhos!

Beijinhos ;)

12:42 da manhã  
Blogger Prof said...

Cristina,
Também concordo contigo. Os anúncios da Superbock estão demais, em particular, aquele das tunas em que ele dizia «só há uma coisa que me descompensa o nervo...»
Beijinho!

12:47 da manhã  
Blogger Gi said...

Vim agradecer a visita e como a porta estava aberta fui entrando. E lendo :)
Gosto particularmente de anúncios de automóveis, a imaginação não tem limites, não são todo mas a grande generalidade. Curiisoamente um artigo que a única coisa que me importa é se os bancos são confortáveis :) também tenho direito às minhas contradiçõezinhas.

P.S. Quase não vejo televisão, o tempo livre é para os livros e uma espreitadela ao estado do mundo nos noticiários, pouco mais.

Noite feliz , beijinhos

12:59 da manhã  
Blogger Capitão-Mor said...

Lamentavelmente, como em muitas outras áreas, a publicidade vai sendo vítima de alguma medíocridade criativa, apelando-se essencialmente à piada fácil. No entanto, vejo ainda excelentes exemplos ao nível da publicidade de automóveis. Mas como nacionalista fervoroso, tive sempre um "fetiche" pelos comerciais do azeite Gallo.

1:24 da manhã  
Blogger LoiS said...

Existem criatividades e produções muito interessantes, agora, não devemos esquecer uma coisa chave: o público alvo ou "target" que se pretende atingir com determinada campanha.

Dou alguns exemplos para exemplificar:

Ao olharmos para os anúncios do canal Panda, não entendemos como uma criança pode gostar daquele boneco horripilento que grunhe enormidades...

Reparem por exemplo, nos intervalos do futebol na Sporttv, aparecem normalmente anúncios a canais de sexo ou a programas de pancadaria...

Ao estares a ver programas em horários incomuns para a população activa, com toda a certeza que entraste no período em que determinado target mais se encontra disponível para encaixar essa publicidade...

Eu por exemplo detesto o cromo da Super-Bock que aí falaram, abomino mesmo essa publicidade que considero idiota. No entanto, é um sucesso na volta para quem não se rendeu ainda à Super Bock, porque eu, querida amiga, não vou deixar de beber a minha por causa disso!

A inteligência dos publicitários por vezes analisa-se melhor com a nossa incompreensão aos anúncios.

Beijos Perfeitos Perfeitos Perfeitos para ti!!!!!

11:55 da manhã  
Blogger Prof said...

Lois,
Perfeito, perfeito só mesmo tu...

Beijinhos para todos!

3:22 da tarde  
Blogger Maríita said...

Jade,
Vejo que és nova nestas andanças de estar doente, como tua amiga virtual, vou-te dar umas dicas:
1) nunca ver televisão antes da meia-noite;
2) evitar a todo o custo os concursos e telenovelas, excepto se gostares do género.
3) Aproveitar para por a leitura em dia.
4) Ver todos aqueles filmes que querias ver, mas que não tiveste oportunidade antes.
5) Ouvir música baixinho.

Finalmente, havia um anúncio da BMW que eu gostei bastante, dum fulano que desatava a correr à volta de uma parede interior redonda e à medida que ganhava velocidade, assim o carro parecia que se movia. Escusado será dizer que ele acaba muito cansado num sofá (lindo) e quando olha para o lado está lá outro fulano igualmente esticado, mas feliz com a sua visão.

Beijinhos

4:45 da tarde  
Blogger Prof said...

Maria,
Obrigada pelas dicas! Eu sei isso tudo, mas sabes quando somos assaltadas por uma apatia quase mortal e não nos apetece fazer nada a não ser olhar estupidamente para a tv? Foi o que eu fiz, mas juro que não volto...
Beijinhos e as melhoras!

5:03 da tarde  
Blogger AnadoCastelo said...

Olá Jade,
Se há coisa que me irrita na TV é precisamente a publicidade e então quando é enganosa fico furibunda. De maneira que irradiquei do meu vocabulário e da minha visão a "publicidade". Mas compreendo que de vez em quando desperta a atenção para ver o que fazem neste País a esse nível. Anúncio, anúncio só gostei de um ou dois que já não tenho a certeza se era o reclame a um café ou a um carro que apresentava umas paisagens fabulosas. Se não estou em erro era de um carro. Mas já foi há um tempinho.
As melhoras, bom fim de semana e beijinhos

8:22 da tarde  
Blogger o alquimista said...

Hoje vou celebrar os dons da terra sem a tua companhia, misturar-me com os sons do mundo sem coisa alguma, ao partires abriste em meu coração um caminho...


Bom fim de semana


Doce beijo

10:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Espero que estejas melhor, e para a próxima não ligues a TV.
Quanto à publicidade (como tudo na vida) há BOM e MAU.

Não é do teu tempo:"Palavras para quê? É um artista Português e usa pasta medicinal Couto"

:):)

11:07 da tarde  
Blogger A Professorinha said...

LOL

Quando estão a dar os anúncios, mudo de canal... Não tenho pachorra... Há sempre coisas melhores para ver...

Beijinhos

11:12 da tarde  
Blogger peter_pina said...

a maior parte dos anuncios sao mesmo uma grd m...., nao vou dizer ou escrever a palavra ainda n tenho confiança com os presentes e poderao condenar-m e julgar-me...oh se estamos aki a julgar os anuncios tb kero lá saber... sao mesmo uma merda!

os do bruno nogueira ker na cerveja ker no banco....PESSIMOS!

mudasti?!?! opah por favor,,,,

o do óleo, genero meio anuncio, ou sem anuncio é do pior, alguem se lembra do nome do óleo????

agora se nao se importarem muito...vou dizer k todos akeles k me lembro desde criança...os da

COCA-COLA

MAS A COCOLA-COLA NATAL LINDUUUU

ali vejo criatividade!

na maior parte axo k alguem sem muita inteligencia, conseguiu ter a sufuciciente inteligencia pra convencer a empresa a comprar e tal e toma lá k arrecadaram uns milhoes a fazerem.....shiiiiiiiiit

11:57 da manhã  
Blogger Alexandre said...

Olá, cheguei aqui pelo blog da Cristina e gostei do teu blog, começando logo com um post de um assunto que me agrada profissional e filosoficamente.

Há na publicidade na TV que é irritante, e a que me ocorre agora é aquela do trrim, trrim, da TV Cabo. Depois há outras dirigidas aos jovens que são perfeitamente estupidificantes. O pior de tudo é que sem que as pessoas se apercebam os telejornais, por exemplo, fazem todos os intervalos à mesma hora para que ninguém possa fugir à publicidade.

Mas pior que a publicidade na TV é a publicidade na rádio - a maior parte dela irritante. Será que é preciso copiar o que se faz noutros lados, não teremos nós publicitários com imaginação?

O meu blog é generalista. Deixo-te o convite para passares por lá...

Beijinhos!!!

8:16 da manhã  
Blogger Marina said...

Jade, nem imaginas quantas vezes ja comentei se haveria alguem que deixasse a casa como nos e apresentada naqueles anuncios dos produtos de limpeza!

E quanto a da maquina de lavar, parece que deixa um sorriso em 9 em cada 10 mulheres!
Entao sera que so 10% das mulheres e q nao tem maquina de lavar louça?
Bem, eu sou uma delas...

Mas confesso que, apesar de nao ser fa do genero, o nervo descompensado me fazia rir!
O ultimo anuncio que me lembro de achar muito bem feito foi o da TMN para o dia do pai!

Beijitos e boa semana! =)

11:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Querida Jade!
Acertaste mesmo no meu lado mais TIA!!! Sabes que no anúncio da superbck das tunas aparece a tocar viola lá no fundo do aotocarro o meu querido sobrinho!!!? SIMMMMMMMM... Estou babada confesso! Sobretudo depois de ler o teu comentário.
Quanto à outra publicidade... Mais uma vez concordo contigo: Por favor, trim, trim, mais nãaaaaaaaaaaaaaaaaooooooo!!!
Um bom anúncio para mim é aquele que faz de um automóvel um skate, fantástico! Não me perguntem a marca porque isso não ligo!
Lembro um programa muito bom que existiu há anos em que era passada a melhor publicidade que se ia fazendo no mundo e tinha anúncios fantásticops. O programa era o "Mil Imagens", lembram-se?
Espero que já estejas melhor minha querida amiga! Muitos beijinhos! Lu

1:58 da tarde  
Blogger Prof said...

Aflores,
Quem te disse que a pasta medicinal Couto não é do meu tempo? E o restaurador Olex? Também me lembro...
Beijos!

Pedro,
Merda não é asneira, por isso estás à vontade!

Alexandre,
Vejo que concordas comigo!
Sê bem vindo!

Marina,
Ainda bem que reparaste nos mesmos pormenores!

Arte,
Não acredito que é o teu sobrinho! Estás toda orgulhosa!
Beijinhos!

Beijos para todos!

3:53 da tarde  
Blogger Cristina said...

Heheheh... lembrei-me agora mesmo de um site fantástico onde se pode recordar milhares desses anúncios publicitários velhinhos. Visita o seguinte endereço: http://www.misteriojuvenil.com

É excelente e faz bater umas saudades!! Beijinhos grandes e boa semana

12:22 da manhã  
Blogger Barão da Tróia II said...

Existem anuncios fantásticos e depois existem situações desesperantes como intervalo a meio de um filme classe Z daqueles com montes de porrada e tiros e coisas assim que passam às 3 da matina de sábado, um gajo tá a ver aquilo e pumba intervalo, anuncios a detergentes a pensos higiénicos, a cremes hidratantes, fonix tenham dó, se eu estou acordado às 3 da matina a ver um filme de trampa, é só mesmo porque não quero ir dormir e quero ver o Van damme ou outro do género desancar os gajos todos à porrada com montanhas de tiros, haja paciência.

9:10 da manhã  
Blogger Isabel said...

Os anúncios são aqueles interregnos que, para além de nos fazer esquecer o programa que estávamos a ver, devido à sua duração, às vezes dão jeito para nos levantarmos e ir fazer algo que ficou por completar ou que surgiu de imprevisto.

Bjt

3:30 da tarde  
Blogger Unknown said...

Adorei as tuas considerações, aliás nada tenho a acrescentar, mas se queres saber ao certo não existe neste momento nenhuma publicidade que eu goste, agora de repente lembrei-me da publicidade à pasta medicinal Couto, fantástica, no tempo da TV a preto e branco

10:01 da tarde  
Blogger Capitão-Mor said...

Episódio 5 da blogsérie no ar!!!

6:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Querida Jade!
Aceitas o meu desafio e lanças uma ideia? Visita-me... minha vitima! Beijinhos, Lu

3:31 da tarde  
Blogger vinte e dois said...

Estava a ver que não ias falar da publicidade do Trimm Trimm que eu considero a mais irritante que alguma vez vi. E se fores ao site da Netcabo, levas com ela mal abres a página sem teres tempo de te preparares psicologicamente ;)
Outra publicidade que eu catalogo na secção "repelente", é aquela da Coca Cola em que aparecem uma sardinhas assadas numas poses semi-provocantes e que acabam no final por levarem com um garfo espetado na barriga. Alguém que me explique também a piada porque ainda estou para descobrir. Nem vou falar das publicidades da Axe!!
Costumo apreciar as publicidades da Optimus apesar de ultimamente não terem tanta qualidade como antigamente ;)

7:54 da tarde  
Blogger zetrolha said...

Queres casar comigo?Eu compro-te uma máquina prá lavar a louça dos jantares e almoços que me hás-de fazer!

3:51 da tarde  
Blogger FL said...

Por acaso vejo pouca publicidade pois mudo logo de canal.
Estou aqui a tentar-me lembrar de algum engraçado mas não me surge nada, talvez os do Gato Fedorento... Mas parece-me que a publicidade na televisão portuguesa é fraca, até por comparação com vídeos que vejo em emails ou no Youtube.

5:21 da tarde  

Deixe um comentário

<< Home