segunda-feira, maio 07, 2007

Reminiscências

Uma muito querida amiga minha, sugeriu-me que eu escrevesse um post sobre a Queima, agora que estamos em Maio e é a altura em que, um pouco por todo o país, acontecem estes festejos. Escrevo Queima com maiscúla e no singular porque para mim só existe a Queima de Coimbra. A Queima do meu (nosso) tempo porventura não é a mesma dos dias de hoje. Andavamos grande parte do ano a desejar que chegassem esses dias para podermos desfrutar ao máximo. Não quer isto dizer que no resto do ano estavamos enfiados em casa e que só saíamos naquela altura. A questão é que aqueles dias tinham um sabor especial que os tornavam diferentes de todos os outros do ano. Era a emoção da Serenata nas escadas da Sé Velha, com aquele mar de gente até perder a vista, as capas negras, as violas, o silêncio respeitoso quando se cantava o fado; eram os jantares de curso ou simplesmente jantares de amigos num qualquer restaurante ou tasca de aspecto duvidoso (os nossos eram no senhor Lúcio, lembras-te amiga?); eram as noites no Parque até às quinhentas da manhã a dançar ao som de qualquer música mesmo que fosse o inevitável Quim Barreiros, a beber ginginhas, B52's (como naquele ano em que a nossa amiga C. foi trabalhar para uma dessas barraquinhas e passamos as noites a beber à pala e a fazer brindes a todos os amigos que por ali passavam); era o Chá Dançante e o Baile de Gala e apesar de, pessoalmente, não apreciar nenhum destes dois, era sempre giro ver as meninas a passar todas bem arranjadas para o baile nos seus vestidos compridos e penteados complicados, acompanhadas pelos seus pares; era a Garraiada na Figueira, evento onde só fui um ano mas que me faz soltar gargalhadas por um outro motivo (recordas-te de ires a descer a avenida para apanhar o comboio para a Figueira e eu ir a subir a mesma avenida de uma forma muito peculiar- um passo para a fente, dois para trás...); era o dia do Cortejo com o aparato dos carros, das flores, dos inevitáveis acidentes (era aquele que pegava fogo, o outro que não andava), as cartolas, as bengalas, as bebedeiras de caixão à cova de alguns (não era bonito de se ver...), enfim... São tantas as recordações, afinal foram cinco anos da minha vida, das nossas vidas, e por muito que viva sei que aqueles foram os melhores anos. Há tantas histórias que eu poderia contar e isso deixa-me feliz porque tenho o que contar, tenho muitas recordações, tenho um passado repleto de vivências e isso também nos faz viver e continuar a sonhar. Hoje, se calhar, perdeu-se algum do misticismo da Queima e o fenómeno está mais banalizado. Mas não importa, tive "the time of my life"
Love and ligth!

12 Comments:

Blogger LoiS said...

Andas nostálgica amiga e provocas-me o mesmo!

Andei por lá algumas vezes. A que mais guardo na memória foi a de um ano ao som dos Quinta do Bill, em que perco uma amiga durante 6 horas (eramos 3 lisboetas - eu e duas amigas - que por ali andavam a passear junto de outros amigos locais).

Pois bem, essa minha amiga, na madrugada, foi "ali e já venho". Apareceu já de dia, depois de transpirarmos e desesperarmos em demasia (até levantei capas negras que cobriam casais deitados no parque !!!) ...

Apareceu com um sorriso de orelha a orelha e como se nada tivesse sido com ela!

Conclusão: divertiu-se com um "amigo" à grande, nós, stressámos que nem uns doidos a pensar nela e como seria o eventual regresso sem um dos elementos (desaparecido ou pior.).

Foi a noite da Queima em Coimbra que mais guardo na memória. Pelos piores motivos, já que as outras não fugiram à "normalidade"!

Bjs e tks pelas memórias ;)

11:00 da tarde  
Blogger Prof said...

Lois,
Ainda bem que o meu pequeno texto conseguiu despertar em ti memórias adormecidas. Relativamente à noite que referes, pena foi que não tivesses aproveitado também, tal como a tua amiga. Já pensaste que, eventualmente, nos podemos ter cruzado numa dessas tuas incursões na Queima de Coimbra? Afinal, somos mais ou menos da mesma época. Claro que seria muita coincidência mas nunca se sabe.
Beijos nostálgicos!

2:40 da tarde  
Blogger Capitão-Mor said...

Com alguma pena minha, os meus estudos universitários forma em Lisboa que não tem tradições académicas. Sempre nutri uma certa "inveja" das capas negras de Coimbra! :)
Passagens pela queima só tive uma nos princípios de 90, quando os britânicos Mission passaram por lá. Foi bastante divertido e........etílico! LOL!

3:08 da tarde  
Blogger LoiS said...

LEMBRAVAS-TE NA CERTA !!!!!

lol

Aproveitado mas não literalmente como ela JADEEEEEEE !!!!!!!

3:28 da tarde  
Blogger Prof said...

Lois,
Seria uma recordação inolvidável!

3:54 da tarde  
Blogger LoiS said...

HAHAHAHA

Para o bem ou para o mal, por certo!

Muita hipnose na mistura certa, garanto-te !

HAHAHAHAHA

3:59 da tarde  
Blogger Prof said...

Lois,
Sem hipnose, por vontade própria e apenas com uma pitada de álcool para dar salero à coisa...

4:09 da tarde  
Blogger Capitão-Mor said...

Tás tramada! Passei só para dizer que estou em pulgas para saber o conteúdo do misterioso DVD...

8:18 da tarde  
Blogger Arthur said...

eu fui dois anos à queima a Coimbra

e sempre fiquei com a sensação que a queima de Coimbra é para os estudantes de Coimbra e todos os outros não passam de outsiders sem nenhuma razão para lá estar

10:20 da manhã  
Blogger Prof said...

Arthur,
Pois, se calhar tens razão!
O espírito da Queima é mais intensamente vivido por quem de facto lá estuda.

3:00 da tarde  
Blogger A Professorinha said...

Nunca fui à queima de Coimbra... >MAs eu também sou esquisita... não gosto muito de confusões. Aqui na terrinha já tenho agitação suficiente na altura da semana académica e afins...

Fica bem

11:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, querida amiga! Ainda bem que viveste isso tudo e foste feliz nesse contexto! Eu nunca participei dos rituais da queima, a não ser dos bailes nas faculdades. No meu tempo as capas eram de facho, o cortejo careta e aserenata grande seca!!! Sinceramente, destestava a queima!!! Talvez por razões políticas, talvez por feitio!!! Mas respeito quem gostou e gosta! Este ano fui à cartolada do meu sobrinho e... adorei vê-lo!!!
Beijinhos minha querida!

10:35 da tarde  

Deixe um comentário

<< Home