sexta-feira, junho 01, 2007

"Meme"

Não gosto de cadeias; sinto-me logo aprisionada. Só aceitei o desafio de postar um "meme" porque foi a minha muito querida amiga Arte que me pediu (que, por sua vez, também escreveu o seu porque respondeu também ela a um pedido de uma amiga).
A frase que vou escrever, encontrei-a há anos quando lia "O Pêndulo de Foucault" e foi retirada de um fragmento de Nag Hammadi. Gosto dela porque, para mim, encerra a dualidade, um certo maniqueísmo, a oposição que compõe tudo o que existe, inclusivé, nós próprios. Gosto dela porque sim...
« Porque eu sou a primeira e a última. Eu sou a venerada e a odiada. Eu sou a prostituta e a santa.»
Love and ligth!

17 Comments:

Blogger peter_pina said...

"Gosto dela porque sim..."

para mim é o melhor motivo para se gostar de algo!

e pk é k temos sempre de apresentar motivos e explikaçoes filosoficas?

pk sim, acabou!

p.p.

10:46 da tarde  
Blogger A Professorinha said...

Por acaso há uns tempos encontrei essa frase e fui logo procurar na net algo sobre ela. Saiu-me a citação completa:

"Eu sou a honrada e a desprezada Eu sou a prostituta e a santa Eu sou a esposa e a virgem Eu sou o silêncio que é incompreensível e a idéia cuja lembrança é frequente. Eu sou força e medo Eu sou guerra e paz Eu sou aquela que foi odiada em toda parte e que foi em toda parte amada Eu sou aquela a quem chamam de Vida e vós me chamaste Morte. Eu sou aquela a quem chamam de Lei e vós me chamastes Sem Lei."

:) Beijinhos :)

11:05 da tarde  
Blogger Delfim Peixoto said...

Belo neme!
jnhs

2:26 da tarde  
Blogger LoiS said...

O q é um "meme"?

bjs.

3:25 da tarde  
Blogger Marina said...

Sera impressao minha ou ja tinhas deixado esta frase aqui pelo teu sitio? De repente pareceu-me familiar.

Realmente podemos ser tanta coisa ao mesmo tempo...
Nao seria a minha escolha, mas ainda bem que foi a tua!

Ate breve!

4:15 da tarde  
Blogger Alexandre said...

Ser o que se quer, quando se quer, da forma que se quer...
Sentirmo-nos bem como somos, acima de tudo.

Penso que a frase fala um pouco disto...

8:05 da manhã  
Blogger Cristina said...

Mais uma citação de um livro que estou em pulgas para ler (vai ser a minha próxima aquisição, no fim de ler os 5 que tenho em lista de espera em cima da mesa-de-cabeceira).

Beijinhos grandes e boa semana ;)

10:22 da manhã  
Blogger Prof said...

Pedro,
É verdade... Por vezes, é aborrecido ter que justificar tudo, ainda que tudo tenha sempre um motivo.

Professorinha,
Não conhecia a citação completa. Muito, muito obrigada!

Delfim,
Obrigada pela visita!

Lois,
Eu própria não sei muito bem o que é um "meme" mas fiando-me na Arte penso que é uma cadeia de pensamentos. O problema é que eu quebrei a corrente e não passei a bola a mais ninguém. Correntes só a «nossa» blogosérie...

Marina,
Que excelente memória tem a menina! Sim, já há uns tempos tinha escrito esta frase num papelinho que tinha encontrado perdido no meio das minhas coisas.

Jardim,
A frase pode ter a interpretação que nós lhe quisermos dar; penso que essa é uma das possíveis leituras.

Beijos para todos!

1:44 da tarde  
Blogger Prof said...

Cristina,
Aconselho vivamente a leitura do Pêndulo de Foucault. Não é um livro fácil pelo manancial de informação que apresenta. No meu caso, abriu-me as portas para o mundo dos Templários que é uma das minhas paixões. Por isso, é que não liguei muito ao Código Da Vinci porque muitas coisas já eu conhecia da leitura do Pêndulo.
Beijinho!

1:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada minha querida po teres, tão simpaticamente, correspondido à minha cadeia! Também não gosto destes compromissos mas ao mesmo tempo são desafios! A tua frase tem muito a ver comigo e, no fundo, com todos nós, neste jogo temporal em que se é e não é!
Beijinho muitooooooo grande! Lu

5:07 da tarde  
Blogger Gi said...

Um dos livros que consta no meu perfil comos endo um dos meus preferidos. Gostei da parte que escolheste patra o meme.

Deixo aqui o que é , para ti e
------------------------------
para o Lois
------------

(*) Um "meme" é um "gen ou gene cultural" que envolve algum conhecimento que passas a outros contemporâneos ou a teus descendentes. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma. Simplificando: é um comentário, uma frase, uma ideia que rapidamente é propagada pela Web, usualmente por meio de blogues. O neologismo "memes" foi criado por Richard Dawkins dada a sua semelhança fonética com o termo "genes".


beijinhos
Noite feliz

9:16 da tarde  
Blogger Prof said...

Gi,
Obrigada pela tua explicação. Não sabia a origem da palavra.
Beijinho!

12:08 da manhã  
Blogger Barão da Tróia II said...

Passei para deixar bjits de boa semana

10:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E a uma amiga nunca se diz que não.

;)

6:47 da tarde  
Blogger vinte e dois said...

Também já me desafiaram para um Meme ;)
Um muito bom feriado para ti
Bjs

2:02 da manhã  
Blogger Maríita said...

Essa citação define todos os seres humanos, belo "meme".

Beijinhos

7:00 da tarde  
Blogger Cristina said...

Agora ando de volta do "Nome da Rosa" do mesmo autor. Também já consumi a "Misteriosa Chama da rainha Loana"... :)

Beijinhos grandes e bom fim-de-semana!

4:04 da tarde  

Deixe um comentário

<< Home